Marcadores

sábado, 1 de agosto de 2020

REVISITANDO POSTAGENS 2019 /2018


POSTAGEM 10
ENDEREÇO: Marcadores: 
DATA: 2019/1

                          REFLETINDO SOBRE A ESCOLA E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS


     "Nessa postagem reflito sobre as práticas escolares e questiono a mesmice que se perpetua nas instituições escolares e hoje me pergunto por que tanta dificuldade nos alcança? Por que a escola pública tem tanta dificuldade para se atualizar em suas práticas? Vejo que nossa maior dificuldade está nas verbas, nos materiais de que dispomos, pois mesmo com muita boa vontade de aplicar novos contextos aprendidos em formações, esbarramos em laboratórios de informática sem computadores, sem internet e os alunos com poucos recursos não tem acesso a computador, pelo menos uma grande maioria possui apenas celular e as vezes não tem internet. Nós professores também temos muitas dificuldades para trabalhar com as tecnologias, por não ter conhecimento técnico. Hoje me vejo como um aprendiz, junto aos meus alunos. Muitas vezes, frente a um notebok ou um celular,  é um aluno que nos socorre e isso para mim é uma parceria fascinante, pois sou professora e sou aluna nesse contexto. Dessa forma, nossa sala de aula se transforma em um laboratório de aprendizagens e deixa de ser aquela espaço de reprodução em que se transformou ao longo de sua história."
     Essa reflexão foi muito importante para mim porque percebi que apesar de todas as nossas dificuldades e limitações somos muito mais do que uma instituição, somos antes de tudo seres humanos que podem mudar as circunstâncias de suas vidas. Temos muitas dificuldades na escola pública, mas tudo que aprendi até aqui, me fez olhar com carinho para o caminho percorrido e sem recriminações, entender que ele me trouxe uma grande conquista: superar limites, inovar e compreender os processos de como o aluno aprende. No vídeo do professor Fernando Becker, TED X UNISINOS APRESENTAÇÃO, ele explica a diferença do que o professor considera o laboratório e o auditório. Dois ambientes com propósitos diferentes, no laboratório, se investiga, observa, interage e questiona. No auditório, se é passivo, se assiste a um espetáculo apresentado por alguém. O laboratório e o auditório podem ser modelos para nós professores. O que guia nossa atuação como professor. O professor então coloca que no laboratório, temos um espaço onde é permitido formular hipóteses, exercer a criatividade e a intuição, proporcionar a experimentação e os questionamentos que são naturais no ambiente que desperta a curiosidade. E o auditório, como um palco onde se transmite saberes.
  Em um outro momento, o professor nos convida a refletir sobre as ações que se desenvolvem hoje na escola, copiar, assistir e assimilar, nos ensinando a necessidade de transformarmos nossas aulas para ações dinâmicas, como por exemplo dar espaço para a curiosidade, para os questionamentos, tornando um espaço de investigações, de descobertas, onde pode interagir, indagar, transformar e efetivamente aprender.
VÍDEO: “Escola- mais laboratório e menos auditório” Fernando Becker/ TED X UNISINOS) 
 Que sejamos então, os professores de um novo tempo! Parafraseando o que tanto se fala em tempos de pandemia, que "o novo normal" não nos seja pesado, mas leve como um sopro de brisa no verão, mostrando que sendo todos aprendizes venceremos!