Is it a time to be reflexive? Isabel Alarcão
Sim. Mais do que nunca devemos refletir. Vivemos em um tempo em que tudo se esvai rapidamente, as emoções, os aprendizados, as relações.E vivemos um tempo em que somos bombardeados por informações a todo momento, a cada segundo. Informações essas, que buscam formar mentes que as sigam. Sem reflexão, caímos presos nas malhas do consumismo, da fascinação egoica e nos tornamos "coisificados". Mas e o professor?Reflete em sua atuação diária? Muitas vezes respondemos que sim porque achamos que planejar e pensar é o mesmo que refletir. Mas refletir vai muito além disso, por exemplo: Para quem planejo? O que procuro alcançar com meu planejamento? Essa respostas só poderemos obter através da reflexão diária sobre o nosso cotidiano. Precisamos refletir sobre o nosso aluno diariamente, sobre a nossa ação em aula diariamente e se não temos o hábito de fazer anotações, registros, por mais simples que sejam, muitos aspectos que poderiam auxiliar na avaliação desse aluno podem se perder. Sem reflexão sobre a sua prática, o professor corre o risco de ficar preso no passado, utilizando as mesmas metodologias por anos a fio sem se dar conta de que tudo muda a todo momento no mundo. Porém não há nada mais difícil para o professor do que parar para refletir, pensar e escrever sobre suas reflexões. E isso é tão complicado que o PNAIC se debruçou sobre isso, colocando os professores para escrever em uma caderneta. Virou a lição de casa dos professores do bloco de alfabetização em 2014/2015. Apresentamos caderninhos tão lindos! Decoramos com habilidade e criatividade a capinha do caderno, como se assim pudéssemos nos sentir mais motivados a escrever. E quando íamos escrever, quantos pensamentos nos vinham!Mas tudo ideias novas para a próxima aula! Estávamos transformando a caderneta metacognitiva em um rascunho do diário de classe! Foi preciso um ano inteiro de questionamentos e aprendizagens para que essa caderneta se transformasse num diário onde eu registro o meu dia, conto algum fato sobre a aprendizagem de meus alunos que tenha me chamado a atenção, enfim registros para refletir sobre a ação pedagógica. E então o Seminário Integrador nos "brinda" com a oportunidade de nos tornarmos autores em um blog! Adorei! Mas quanta dificuldade para escrever, parar um momento e refletir! Mesmo assim,fomos indo! Fomos pouco a pouco construindo nosso blog. As vezes nos atrasamos! precisamos correr para colocar em dia nossos registros! E quantas vezes ainda ficamos na frente do computador, tentando escrever "coisas bonitas"sem ainda ter a percepção de que a reflexão é sobre o que eu faço na minha sala de aula!Bom, já me estendi demais nesse post...será que refleti? Não sei! Mas vamos aprender nesse semestre! Seja bem vindo Seminário Integrador - Eixo V!
Sim. Mais do que nunca devemos refletir. Vivemos em um tempo em que tudo se esvai rapidamente, as emoções, os aprendizados, as relações.E vivemos um tempo em que somos bombardeados por informações a todo momento, a cada segundo. Informações essas, que buscam formar mentes que as sigam. Sem reflexão, caímos presos nas malhas do consumismo, da fascinação egoica e nos tornamos "coisificados". Mas e o professor?Reflete em sua atuação diária? Muitas vezes respondemos que sim porque achamos que planejar e pensar é o mesmo que refletir. Mas refletir vai muito além disso, por exemplo: Para quem planejo? O que procuro alcançar com meu planejamento? Essa respostas só poderemos obter através da reflexão diária sobre o nosso cotidiano. Precisamos refletir sobre o nosso aluno diariamente, sobre a nossa ação em aula diariamente e se não temos o hábito de fazer anotações, registros, por mais simples que sejam, muitos aspectos que poderiam auxiliar na avaliação desse aluno podem se perder. Sem reflexão sobre a sua prática, o professor corre o risco de ficar preso no passado, utilizando as mesmas metodologias por anos a fio sem se dar conta de que tudo muda a todo momento no mundo. Porém não há nada mais difícil para o professor do que parar para refletir, pensar e escrever sobre suas reflexões. E isso é tão complicado que o PNAIC se debruçou sobre isso, colocando os professores para escrever em uma caderneta. Virou a lição de casa dos professores do bloco de alfabetização em 2014/2015. Apresentamos caderninhos tão lindos! Decoramos com habilidade e criatividade a capinha do caderno, como se assim pudéssemos nos sentir mais motivados a escrever. E quando íamos escrever, quantos pensamentos nos vinham!Mas tudo ideias novas para a próxima aula! Estávamos transformando a caderneta metacognitiva em um rascunho do diário de classe! Foi preciso um ano inteiro de questionamentos e aprendizagens para que essa caderneta se transformasse num diário onde eu registro o meu dia, conto algum fato sobre a aprendizagem de meus alunos que tenha me chamado a atenção, enfim registros para refletir sobre a ação pedagógica. E então o Seminário Integrador nos "brinda" com a oportunidade de nos tornarmos autores em um blog! Adorei! Mas quanta dificuldade para escrever, parar um momento e refletir! Mesmo assim,fomos indo! Fomos pouco a pouco construindo nosso blog. As vezes nos atrasamos! precisamos correr para colocar em dia nossos registros! E quantas vezes ainda ficamos na frente do computador, tentando escrever "coisas bonitas"sem ainda ter a percepção de que a reflexão é sobre o que eu faço na minha sala de aula!Bom, já me estendi demais nesse post...será que refleti? Não sei! Mas vamos aprender nesse semestre! Seja bem vindo Seminário Integrador - Eixo V!
Nenhum comentário:
Postar um comentário