A música está em tudo, nos sons da natureza,
no som das vozes que nos cercam e faz parte de nossas primeiras aprendizagens,
pois antes mesmo de nascer, percebemos o mundo que nos cerca através dos sons e
de percepções que nos chegam do exterior, ainda na vida intra- uterina. E após
o nascimento a voz das pessoas que no cuidam, seus acalantos, etc. É
interessante como é quase automático o gesto de ninar os bebês acompanhado de
acalantos nas mais diversas culturas e línguas.
O próprio riso e o choro são
expressões que trazem aprendizagens nas relações com os bebês e seus
cuidadores. Segundo SCHAFFER (1996, p.74) “Ainda que o bebê não tenha uma
apreciação consciente do resultado de suas ações, o sorriso e o choro são
comportamentos comunicativos e marcam o início das aprendizagens sociais”. É
interessante notar o quanto as crianças são sensíveis aos mais diversos sons e
o quanto conseguem memorizar mais efetivamente um aprendizado se esse vier
acompanhado de sons produzidos com a voz ou com seu próprio corpo, através de
palmas, batidas com os pés ou em objetos variados. O que nos prova a
ancestralidade do ser, pois em todos os povos sempre se produziram músicas e
sons, seja em reuniões festivas, ritos de iniciação, guerras ou religiosos.
Haja visto, no Brasil, nossos antepassados, indígenas, africanos, alemães,
italianos e demais etnias com sua exuberante musicalidade e que caracterizavam
suas reuniões festivas, religiosas e até mesmo de defesa, como a capoeira.
Conforme MAFFIOLETTI (2014) a
música influencia muito as aprendizagens escolares da criança, dando sentido
para que se apropriem de recursos necessários à aquisição da leitura e da
escrita. “São convenções necessárias tanto nos processos de aprendizagem
musical como nos processos de letramento”, enfatiza a autora. Dessa forma não
há como trabalhar consciência fonológica sem focar nos sons que formam os
vocábulos (fonemas), isto é percebido por todos nós que alfabetizamos. E a
melhor forma de trabalhar consciência fonológica é através de sons e ritmos,
marcando rimas e repetições, sendo a música um recurso riquíssimo para a
alfabetização e o letramento, proporcionando o caminho ideal para a construção
do sistema de escrita alfabética de forma prazerosa, gerando motivação e
comunicação positiva em classe.
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