Marcadores

domingo, 26 de junho de 2016

MÚSICA NA ESCOLA

                                                             


     A música está em tudo, nos sons da natureza, no som das vozes que nos cercam e faz parte de nossas primeiras aprendizagens, pois antes mesmo de nascer, percebemos o mundo que nos cerca através dos sons e de percepções que nos chegam do exterior, ainda na vida intra- uterina. E após o nascimento a voz das pessoas que no cuidam, seus acalantos, etc. É interessante como é quase automático o gesto de ninar os bebês acompanhado de acalantos nas mais diversas culturas e línguas.
    O próprio riso e o choro são expressões que trazem aprendizagens nas relações com os bebês e seus cuidadores. Segundo SCHAFFER (1996, p.74) “Ainda que o bebê não tenha uma apreciação consciente do resultado de suas ações, o sorriso e o choro são comportamentos comunicativos e marcam o início das aprendizagens sociais”. É interessante notar o quanto as crianças são sensíveis aos mais diversos sons e o quanto conseguem memorizar mais efetivamente um aprendizado se esse vier acompanhado de sons produzidos com a voz ou com seu próprio corpo, através de palmas, batidas com os pés ou em objetos variados. O que nos prova a ancestralidade do ser, pois em todos os povos sempre se produziram músicas e sons, seja em reuniões festivas, ritos de iniciação, guerras ou religiosos. Haja visto, no Brasil, nossos antepassados, indígenas, africanos, alemães, italianos e demais etnias com sua exuberante musicalidade e que caracterizavam suas reuniões festivas, religiosas e até mesmo de defesa, como a capoeira.

    Conforme MAFFIOLETTI (2014) a música influencia muito as aprendizagens escolares da criança, dando sentido para que se apropriem de recursos necessários à aquisição da leitura e da escrita. “São convenções necessárias tanto nos processos de aprendizagem musical como nos processos de letramento”, enfatiza a autora. Dessa forma não há como trabalhar consciência fonológica sem focar nos sons que formam os vocábulos (fonemas), isto é percebido por todos nós que alfabetizamos. E a melhor forma de trabalhar consciência fonológica é através de sons e ritmos, marcando rimas e repetições, sendo a música um recurso riquíssimo para a alfabetização e o letramento, proporcionando o caminho ideal para a construção do sistema de escrita alfabética de forma prazerosa, gerando motivação e comunicação positiva em classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário