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segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CITAÇÃO REVISADA


                                              TEMA: Mal estar docente
    Os professores passam, na atualidade, por muitas dificuldades no exercício docente. Não podemos considerar somente a grave questão salarial, que o coloca muitas vezes numa situação difícil economicamente falando, mas principalmente pela falta de recursos materiais e de pessoal nas escolas. Hoje, apesar de tantos profissionais que se colocam a disposição para sanar dificuldades com os alunos, nas escolas públicas não se pode contar com a ajuda especializada e técnica que muitas situações vivenciadas pelos professores exigiriam. Por exemplo, tem- se, atualmente, a questão da inclusão, onde se coloca nas escolas de ensino regular, crianças com necessidades especiais e que nenhum professor de séries iniciais, que na maioria das vezes possui um curso magistério ou quando muito uma graduação pode dar conta, sem o auxílio de um profissional especializado. Essas e outras situações estressantes, como a falta de material pedagógico nas escolas, o descaso das famílias, as salas de aula lotadas e a violência com que muitas vezes se deparam nas relações com os alunos está se refletindo na saúde do professor. Esse adoecimento em serviço traz como conseqüência um descaso pelo desempenho profissional. Nesse sentido, Murta (2002 s/p) esclarece:

 É minha hipótese que o sofrimento dos professores, as suas queixas frequentes quanto ao insuportável trabalho docente e, no limite, o seu adoecimento expressam, sintomaticamente, a situação de abandono em que se encontra a escola; sugerem uma certa desistência da educação enquanto projeto de preparação de crianças e jovens para que encontrem o seu lugar no mundo adulto. Desistindo da realização do projeto educativo, os professores, na verdade, estariam se demitindo de sua posição de educador e, em decorrência, renunciando ao ato educativo.
 
   Na hipótese formulada pela autora, percebe-se que ela coloca o descaso com a escola,enquanto instituição como um dos pilares causadores do adoecimento de seus profissionais e que o fazem desistir do ofício pelo qual se prepararam. Colocando assim como um sintoma as queixas que formulam sobre sua rotina.




 REFERÊNCIAS:

MURTA, Cláudia. Magistério e Sofrimento Psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola. Anais do 3° Colóquio do LEPSI/FE-USP, São Paulo, 2002. s/p.

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