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sábado, 24 de setembro de 2016

RUBEM ALVES

                                          QUESTÕES SOBRE O TEXTO DE RUBEM ALVES
1) O escritor apresenta seus pensamentos e aforismos como visões inesperadas de momentos importantes de sua vida. Em que momento ele deixa expressa essa relação? Cite-a:
Na relação que faz entre os conceitos que percebe  sobre escola e a recordação que tinha sobre sua infância, quando criava arapucas e prendia os pássaros em gaiolas. Em um momento em que o autor sofre ao perceber a angústia dos professores do ensino médio em uma escola de periferia, onde seus programas estabelecidos são impotentes para despertar em seus alunos o gosto pelo aprender e a vontade de estar na escola. O autor reflete então que há escolas gaiolas, aprisionam e dominam e há escolas que são asas, permitem o vôo.

2) Rubem Alves através do texto, define o que são “escolas gaiolas” e o que são “escolas asas”. Faça um quadro comparativo entre as duas, citando as palavras do autor:

                     ESCOLAS GAIOLAS

Existem para que os pássaros desaprendam a
arte do vôo. Mantêm os pássaros sob controle e carrega-os para onde quer. São donas.
                         ESCOLAS ASAS

Amam os pássaros em vôo. Existem para encorajar o vôo porque o vôo não pode ser ensinado, mas pode ser encorajado.

3)Ele também indica no texto, seu entendimento de educação. Você concorda com ele? Por quê? Explique:
Sim, concordo com o autor, porque seu entendimento de educação baseia-se em compreender que educar é possibilitar aos educandos que tenham ferramentas para abrir seus caminhos para uma vida melhor, que possam crescer e solucionar as situações problemas que se apresentarem em suas vidas, porém que esse processo possa também ser permeado de momentos de prazer, de brincadeiras que enriqueçam o caminho, que encham a alma de felicidade e prazer por estar na escola. Que a escola seja um espaço que forneça as ferramentas mas que também forneça os brinquedos da alma. Que a escola encoraje e não prenda o vôo da aprendizagem. Isso me faz pensar no lúdico.

4) Pensando na questão um, acima, como teus registros semanais no blog podem colaborar para que os “aforismo” ali registrados sejam reflexões tais como as que o autor nos brindou,
fazendo-nos pensar em “escolas gaiolas” e “escolas asas”, em educação e em ser professor que “ama o vôo” de seus alunos?
Meus registros semanais no blog podem ser a melhor forma de refletir sobre a minha prática e um professor que “ama o vôo” de seus alunos precisa refletir sobre o que faz, precisa pensar se suas aulas estão permitindo aos seus alunos o vôo. Os registros no blog são um bom momento para se permitir “insigths”, permitir que esses “aforismos” que nos chegam de modo inesperado possam acontecer nesse momento de reflexão e de escrita. Que essas visões nos possam fazer sentir se estamos no caminho certo para um modelo de escola que seja “asa” e não “gaiola”.


REFERÊNCIA
ALVES, Rubem. Gaiolas ou Asas?

In: ALVES, Rubem: por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002 p.29-32.

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