Educar, na atualidade,implica em compreender esse contexto
de infância pós-moderna. Ter um olhar sobre como se comportam esses sujeitos.
Como são e o que fazem? O que se espera deles como sujeitos sociais? Que
identidades terão no porvir? São desafios que o professor terá que refletir,
sendo imprescindível compreender o modo como aprendemos e as condições para que
ocorra esse aprendizado. Ser professor nesse momento é ser um ser em constante
aprendizagem. Tudo que se pensava ser sólido não resistiu e a atualidade nos
traz uma fluidez, que só conhecendo a realidade do educando, criando abordagens
pedagógicas que conquistem um lugar no desejo de experenciar, que encontre um espaço no brincar e de
interagir criando vínculos de empatia e aceitação é possível acontecer a
relação de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, a infância tem que ser pensada
como uma fase rica de potencialidades, onde são atores sociais, construindo-se
dentro de sua realidade e ambiente cultural, como cidadã e sujeito de direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário