Marcadores

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MINHAS REFLEXÕES II

Desde os primeiros contatos com nossos professores, senti que nunca mais me afastarei desse ambiente. O mundo acadêmico se tornou meu segundo lar e os professores como uma segunda família. Na Interdisciplina Fundamentos da alfabetização, a oportunidade de estudar como a criança aprende, seus desafios, suas dinâmicas de vida e suas maneiras de se construir como pessoa é fascinante.
     Durante as leituras da Interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, pude compreender como se construiu ao longo do tempo essa instituição chamada escola e que hoje nos acolhe em seus espaços, suas lutas, suas perdas, suas conquistas, seus exercícios de poder e auto- afirmação como espaço de construção de saberes e cidadania.
Em Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I, um olhar ao Universo de Sigmund Freud e suas teorias sobre o Inconsciente. Compreender como me tornei quem sou e os processos elaborados por mim para me construir como um ser humano adulto e dessa forma também compreender os processos pelos quais estão passando meus alunos e suas implicações no ambiente chamado sala de aula.
O desafio constituído pela Interdisciplina Infâncias de 0 a 10 anos e as possibilidades apresentadas nos textos de conhecer os estudos e teorias concebidos por cientistas que se propuseram a estudar a criança e as suas infâncias nas diversas épocas da história social da humanidade.

E o Seminário Integrador II, como aquele que agrega, que acolhe os anseios e as angústias transformando em grandes produções, na escrita de histórias coletivas, as fragilidades que trazíamos à tona para nos tornar protagonistas nesse palco. Colocando-nos como atores nessa produção, nos propondo diversas formas de atuar no palco dos espaços escolares, e em todas as formas, destaca a importância das relações construídas em cena e dessas relações com nossas próprias aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário