Desde os primeiros contatos
com nossos professores, senti que nunca mais me afastarei desse ambiente. O
mundo acadêmico se tornou meu segundo lar e os professores como uma segunda
família. Na Interdisciplina Fundamentos da alfabetização, a oportunidade de
estudar como a criança aprende, seus desafios, suas dinâmicas de vida e suas
maneiras de se construir como pessoa é fascinante.
Durante as leituras da Interdisciplina
Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, pude compreender como
se construiu ao longo do tempo essa instituição chamada escola e que hoje nos
acolhe em seus espaços, suas lutas, suas perdas, suas conquistas, seus
exercícios de poder e auto- afirmação como espaço de construção de saberes e
cidadania.
Em Desenvolvimento e
Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I, um olhar ao Universo de Sigmund
Freud e suas teorias sobre o Inconsciente. Compreender como me tornei quem sou
e os processos elaborados por mim para me construir como um ser humano adulto e
dessa forma também compreender os processos pelos quais estão passando meus
alunos e suas implicações no ambiente chamado sala de aula.
O desafio constituído pela
Interdisciplina Infâncias de 0 a 10 anos e as possibilidades apresentadas nos
textos de conhecer os estudos e teorias concebidos por cientistas que se
propuseram a estudar a criança e as suas infâncias nas diversas épocas da
história social da humanidade.
E o Seminário Integrador II,
como aquele que agrega, que acolhe os anseios e as angústias transformando em
grandes produções, na escrita de histórias coletivas, as fragilidades que
trazíamos à tona para nos tornar protagonistas nesse palco. Colocando-nos como
atores nessa produção, nos propondo diversas formas de atuar no palco dos
espaços escolares, e em todas as formas, destaca a importância das relações
construídas em cena e dessas relações com nossas próprias aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário