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domingo, 16 de dezembro de 2018











                           




                                REFLETINDO SOBRE OS PROCESSOS CRIATIVOS


    O contexto sócio-histórico e cultural influencia muito no desenvolvimento dos processos criativos. Uma Educação emancipadora e multidisciplinar logicamente fornece os elementos necessários para que ocorra a criatividade, pois esta é um processo de construção individual mediado pelo meio que possibilite seu desenvolvimento. A criatividade, no meu entendimento sobre o texto da autora Maria de Fátima Morais, não é "uma herança genética" , pois a interação no meio escolar e social, resultam em fatores que possibilitam  ou não o desenvolvimento dos processos criativos. A motivação é um desses fatores, porque, como explica a autora devemos antes nos perguntar: "0 que a criatividade requer?", então, motivação é desejar interagir com um meio que nos suscite o desejo de aprender com esse meio. Ao professor então, cabe propiciar essa motivação, ou seja, que o aluno esteja querendo obter o conhecimento que pode obter nesse meio.Através dessa mediação que possa desenvolver sua autonomia, sua auto-confiança e sua persistência para buscar esse conhecimento. Segundo a autora, dominar conhecimentos multidisciplinares é o caminho seguro para adquirir essas características, que possibilitam o desenvolvimento da criatividade, porque é preciso derrubar mitos e crenças, como o da lâmpada que acende na cabeça do gênio. A criatividade, então, segundo ela, é um processo e não uma explosão momentânea, traduzindo o insight como o resultado de um trabalho efetivo de construção e de persistência e não "um passe de mágica". Autonomia, auto-confiança e persistência são as características que precisam ser desenvolvidas para que o aluno se torne um indivíduo criativo e no mundo atual, proativo.Muitos professores consideram que os alunos obedientes e disciplinados, em uma classe silenciosa, são ideais para a aprendizagem. Mas, segundo a autora, uma classe que foge dos padrões comportamentais de obediência, pode desenvolver  muito mais o processo criativo, pois tem a liberdade necessária para inovar. Como diz a autora "falar de criatividade é difícil", porém a nós educadores, cabe refletir sobre a criatividade e suas questões, para optarmos por práticas pedagógicas que possam promover estratégias de competências, para que ela, a criatividade, possa ter lugar no cotidiano escolar.



REFERÊNCIAS:

MORAIS, Maria de Fátima: Criatividade: conceito e desafios: Instituto de Educação, Universidade do Minho

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