Marcadores

sexta-feira, 22 de junho de 2018

AVALIAÇÃO


                                   MINHAS REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO


    Quando vemos na charge dos animais, ninguém é igual e todos tem suas diferenças e aptidões. Uns conseguem subir em árvores, outros sabem nadar, outros são ótimos corredores, então como poderão ser todos avaliados pelos mesmos critérios? Na educação vemos assim também. Cada aluno é um ser individual, com suas vivências e experiências, que o transformaram no ser que é, com seu tempo de aprendizagem, com suas habilidades e competências. Não há como medir o conhecimento de cada um com um simples instrumento chamado prova, mas podemos constatar onde estão suas dificuldades se o acompanharmos através de um processo diário de acompanhamento e através dessas constatações podemos planejar atividades que o auxiliem a avançar. Assim vejo a avaliação, porém me questiono quando me deparo com avaliações do tipo SAERS/ ANA/ PROVINHA BRASIL, etc., porque são modelos de avaliação em grupo. E esses modelos acompanharão o aluno pois farão o ENEM, os VESTIBULARES e muitos concursos onde serão avaliados quantitativamente. Serão avaliados todos, com suas diferenças e especificidades, através de um único instrumento: a prova. Querendo ou não terão que mostrar seu domínio do conteúdo nesse instrumento de avaliação. Meus pequenos do primeiro ano foram avaliados em Português e Matemática, em função do Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal e em cada prova tinha quatorze questões, onde os alunos deveria, demonstrar sua proficiência nos conteúdos de alfabetização. Achei complicado, cansativo para eles, mas para mim ensinou que devo preparar meus pequenos para essas avaliações que irão encontrar ao longo de toda sua vida escolar e profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário