Marcadores

sexta-feira, 22 de junho de 2018

O TRABALHO PEDAGÓGICO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO




SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE ALIAR AS TECNOLOGIAS COM CORAGEM E BOM SENSO






     Essa é uma grande questão a ser debatida e dialogada pelos professores porque a grande maioria dos docentes somente "briga" com os celulares e teme o uso da internet, sem procurar se instrumentalizar para atuar como um profissional do seu tempo. Não podemos simplesmente dizer não às Tecnologias, sob pena de perdermos o fio da história pois é inegável que o mundo mudou em seus paradigmas e a Educação como um instrumento de leitura do mundo não tem como ficar atrás desse contexto. É essencial que o professor se sirva dessas tecnologias e ensine seus alunos a trabalhar com elas de forma correta, para que o aluno não se torne refém de um instrumento que poderia ser auxiliar de sua aprendizagem se bem direcionado. A inclusão digital pode ser um meio de tornar a prática pedagógica em  um trabalho de investigação e pesquisa, tanto para os alunos como para os professores, que podem dessa forma melhorar e qualificar suas aulas. Mas, para isso, os professores precisam se libertar de seus receios e buscar uma formação que os possibilite fazer uso desses recursos para que possa dar aulas interessantes e que sejam motivadoras para os alunos. Nossos alunos nasceram nessa época em que, para eles, é comum o uso das tecnologias e sempre mais interessante do que as meras repetições e cópias da lousa e do livro didático. Conforme 

   Partindo dessas questões , não é difícil perceber que a formação docente precisa ser repensada, e novas estratégias necessitam ser previstas, em função das novas formas de pensamento, de expressão e relação entre sujeitos e grupos que estão emergindo dentro de recentes paradigmas das ciências na cultura tecnológica. Mais do que nos adaptarmos às TDs, é necessário que sejamos protagonizadores, autores dessa realidade. Para isso, é fundamental que saibamos nos movimentar nesses novos espaços puramente relacionais e nessa nova temporalidade "esticada", multissíncrona, na qual é necessário aprender a administrar o tempo. No entanto, para que isso seja possível, para que tenha significado para nós professores, precisamos ser sujeitos e vivenciar essa realidade. (SCHLEMMER, 2006)


    






REFERÊNCIAS:

https://www.youtube.com/watch?v=Zge9v2jIhRA

SCHLEMMER, Eliane. o trabalho do professor e as novas tecnologias
disponível em:
 https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2424857/mod_resource/content/3/SCHLEMMER_O%20trabalho%20do%20professor%20e%20as%20novas%20tecnologias.pdf
acesso em 22/6/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário