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sexta-feira, 22 de junho de 2018

PLANEJAMENTO, AUTONOMIA E CRIATIVIDADE

                              “O menininho”
Helen Buckley

Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande.
Quando o menininho descobriu que podia ir à sala caminhando pela porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande quanto antes.
Uma manhã a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho.
“Que bom!”, pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... pegou sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
- Esperem, ainda não é hora de começar!
Ela esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora, nós iremos desenhar flores.
E o menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul.
- Esperem, vou mostrar como fazer.
E a flor era vermelha com o caule verde.
- Assim, disse a professora, agora vocês podem começar.
O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isto... virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com o caule verde.
No outro dia, quando o menininho estava ao ar livre, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro.
“Que bom!” pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com o barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar sua bola de barro.
- Esperem, não é hora de começar!
Ela esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora nós iremos fazer um prato.
“Que bom!”, pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
- Esperem, vou mostrar como se faz. Assim... Agora vocês podem começar.
E o prato era fundo. Um lindo e perfeito prato fundo.
O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostava mais do seu, mas ele não podia dizer isso... amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele não fazia mais as coisas por si próprio.
Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola... 


Esta escola era ainda maior que a primeira.
Ele tinha que subir grandes escadas até a sua sala...


Um dia a professora disse:
- Hoje nós vamos fazer um desenho.
“Que bom!”, pensou o menininho. E esperou que a professora dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho falou:
- Você não quer desenhar?
- Sim. O que é que nós vamos fazer?
- Eu não sei, até que você o faça.
-Como eu posso fazer?
- Da maneira que você gostar.
- E de que cor?
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber qual o desenho de cada um?
- Eu não sei!
E começou a desenhar uma flor vermelha com um caule verde...


QUESTÕES SOBRE  O TEXTO “ O MENININHO” de Hellen Buckley

A) QUAIS SERIAM SEUS DESAFIOS FRENTE A ESSA CRIANÇA?
Como professora de séries iniciais já passei por muitas situações, mas, para mim, a mais triste é perceber que uma criança pequena traz consigo as marcas deixadas por uma prática autoritária. Meu maior desafio frente a essa criança seria trazer de volta sua espontaneidade, sua imaginação e sua criatividade. Penso que teria de investir em muitas histórias e momentos lúdicos com tintas, cores, modelagens e dobraduras. Através das brincadeiras e diálogos em que ele pudesse se expressar talvez pudesse apagar de sua memória esse bloqueio.
B) QUAIS ATIVIDADES VOCÊ, ENQUANTO PROFESSORA, DESENVOLVE COM SEUS ALUNOS DE MODO A POSSIBILITAR QUE ESTES CRESÇAM COM AUTONOMIA E DESENVOLVAM SUA CRIATIVIDADE?
Gosto muito de trabalhar com a Literatura Infantil, pois através das muitas leituras que faço para eles em sala de aula nós podemos dialogar e conhecer muitos personagens diferentes, nascidos da criatividade dos autores. Também propicio muitos momentos lúdicos em que trabalhamos com pinturas, modelagens, desenhos livres e dobraduras, onde criamos personagens e produzimos histórias coletivas. Sempre trabalho a escrita deles através de textos de autores conhecidos, de músicas próprias do folclore brasileiro, destacando palavras em que possamos desenvolver sua leitura e escrita.
C) QUE MARCAS DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOCÊ GOSTARIA DE DEIXAR NOS SEUS ALUNOS?
Com certeza o amor pela Literatura. Acredito que o gosto pela leitura se desenvolve em sala de aula através dos bons livros, das leituras deleite, das dramatizações de histórias conhecidas do universo infantil, como os contos de fadas e outras tantas obras brasileiras, africanas, indígenas, que sempre trazem grandes oportunidades de ensinamentos se soubermos adaptá-los e recriá-los para atender a cada realidade que temos em nossa sala, assim como a possibilidade de explorarmos autores e personagens de outros países, trazendo suas riquezas culturais para dentro da nossa sala de aula. Gostaria que meus alunos levassem para a sua vida adulta a imaginação e a criatividade tão necessárias em qualquer profissão que possam vir a exercer. Assim, trabalho em minhAs turmas, com muitos textos lúdicos e prazerosos.

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