Marcadores

sexta-feira, 22 de junho de 2018

SOBRE CONCEITOS E FUNÇÕES DA EJA



    A criança em seu contexto escolar, deve ter seu tempo regular de escolaridade e o sucesso desse período é o foco das políticas públicas educacionais, porém com isso , pensou-se também naquela criança oriunda das classes populares e que com as perversas táticas de exclusão social, reprovações e fracasso escolar, ficou à margem dessa realidade, amargando muitos insucessos e até evadindo-se do sistema escolar . Alunos esses, que passaram muitas vezes pela reprovação ou então tiveram seu direito à escolaridade negado, não completam seu ciclo escolar e entram no mercado de trabalho sem chances de competir com outros que não sofreram esse processo de exclusão. Os sistemas de ensino, então criaram alguns mecanismos para corrigir essas distorções. Mecanismos com uma metodologia própria e que visavam avançar esses alunos em sua aprendizagem, como as classes de aceleração, em Programas como o Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Sena, porém isso não é o suficiente para combater a evasão escolar, pois aos 15 anos, muitos jovens abandonam a escola para buscar o trabalho de subsistência.. para isso foi criada a EJA, como uma " categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas." (MEC, CNE/CEB 1/2000).
    Nesse sentido pode- se dizer que a EJA representa "o pagamento" de uma dívida social, que visa reparar os erros cometidos com indivíduos que não tiveram assegurada sua aprendizagem no tempo regular de ensino, por um motivo ou por outro, esses alunos não foram "contemplados" com " a conquista" da leitura e da escrita e seguiram à margem da sociedade, formando uma força de trabalho que gerou muitas riquezas ao país, com uma riqueza cultural imensa, seja através da oralidade ou das diversas manifestações da arte, que prescinde da escrita. Porém essa aprendizagem é um direito e um sonho de muitos brasileiros. A cultura brasileira, muito rica em sua oralidade e ancestralidade, precisa também desse mecanismo: o ato de escrever, pois através dele, da escrita autônoma e do ato de ler, o ser humano se engrandece e se reinventa, tem sua auto- estima renovada e pode contribuir de forma mais potente para o enriquecimento social, mudando a história da sua comunidade, conhecendo seus direitos históricos e sociais. Sendo essa a função reparadora da EJA, "o reconhecimento daquela igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano", buscando que o Brasil possa se tornar uma nação mais justa e igualitária a todos aqueles que, na obscuridade, é " o grande artesão dos tecidos da história".
    A função equalizadora da EJA surge como uma oportunidade de "reentrada no Sistema Educacional" de indivíduos que por inúmeros motivos foram impedidos de permanecer no sistema, como presidiários, imigrantes e outros.
    A função permanente, chamada de qualificadora determina que o indivíduo tenha uma formação constante em todos os segmentos onde venha a atuar, para que construindo habilidades e competências possa se manter como sujeito detentor das aprendizagens necessárias em seu campo de atuação histórica e social. 






https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2381165/mod_resource/content/3/parecer_11_2000-anotado.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário