Olá! Seja bem- vindo ao meu blog! Meu nome é Débora Terezinha. Sou aluna da UFRGS no curso de Pedagogia PEAD 2014 Trabalho na E.E.E.F. João XXIII no bairro Niterói, em Canoas, atuando com o 5º ano do ensino fundamental, no turno da manhã e com o 1º ano do ensino fundamental, no turno da tarde, em regime de 40 horas semanais.
Marcadores
- " Psicologia da Vida Adulta
- "ESCOLAS GAIOLAS""ESCOLAS ASAS"
- #agosto2016
- #argumentoseevidencias
- #argumentoseevidências
- #LITERATURA
- #Organização e Gestão da Educação
- #primeirapostagemde2016
- #primeirasemanadeabril
- #primeirasemanadedezembro
- #primeirasemanadedezembro FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- #primeirasemanadejulho
- #primeirasemanadejunho
- #primeirasemanademaio
- #primeirasemanademaio LIBRAS
- #primeirasemanademarço/2018/1
- #primeirasemanadenovembro
- #PRIMEIRASEMANADENOVEMBRO/2018
- #primeirasemanadenovembro2017
- #primeirasemanadeoutubro
- #PRIMEIRASEMANADEOUTUBRO/2018; S.I.CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- #primeirasemanadeoutubro2017 EIXOVI
- #primeirasemanadesetembro
- #primeirasemanadesetembro2017-EIXO VI
- #primeirasemandedezembro2017
- #Projetopedagógicoemação
- #projetosdeaprendizagem
- #quartasemanadeabril
- #quartasemanadeagosto2017
- #quartasemanadejunho
- #quartasemanademaio
- #quartasemanademarço
- #quartasemanadenovembro
- #quartasemanadenovembro2017
- #quartasemanadeoutubro
- #quartasemanadeoutubro 2017
- #QUARTASEMANADEOUTUBRO/2018
- #quartasemanadesetembro
- #QUARTASEMANADESETEMBRO/2018
- #quartasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #RevisitandoPostagens
- #RevisitandoPostagens 5
- #RevisitandoPostagens1
- #S2#03a06/04#SEMINÁRIOINTEGRADOR#EIXOV#2017
- #segundasemanadeabril
- #segundasemanadedezembro
- #segundasemanadedezembro2017
- #segundasemanadejulho
- #segundasemanadejunho
- #segundasemanademaio
- #segundasemanademarço
- #segundasemanademarço 2018/1
- #segundasemanadenovembro
- #SEGUNDASEMANADENOVEMBRO/2018
- #segundasemanadenovembro2017
- #segundasemanadeoutubro
- #SEGUNDASEMANADEOUTUBRO/2018
- #segundasemanadeoutubro2017
- #SegundaSemanadeSetembro
- #segundasemanadesetembro: Institucionalização
- #SEGUNDASEMANADESETEMBRO/2018
- #segundasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #SI #EIXOIII
- #terceirasemanadeabril
- #terceirasemanadedezembro
- #terceirasemanadejulho
- #terceirasemanadejunho
- #terceirasemanademaio
- #terceirasemanademarço
- #terceirasemanadenovembro
- #terceirasemanadenovembro2017
- #terceirasemanadeoutubro
- #TERCEIRASEMANADEOUTUBRO/2018
- #terceirasemanadeoutubro2017 EIXO VI
- #terceirasemanadesetembro: PSICO 1
- #TERCEIRASEMANADESETEMBRO/2018
- #terceirasemanadesetembro2017 EIXOVI
- 10
- 2
- 2017 EIXOVI
- 3
- 4
- 6
- 7
- 8
- 9
- A Geografia nos espaços escolares
- APRENDIZAGENS
- C
- CERTEZAS (P.A.)
- CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
- CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
- Didática
- Didática e Planejamento
- DIDÁTICA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
- EIXO VI
- EJA
- ELETIVA 1
- Escola e Cultura
- Escolarização
- ESCOLARIZAÇÃO/ ESPAÇO/ TEMPO
- Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- História e sociedade
- HISTÓRIA NA ESCOLA
- INFÂNCIAS
- LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
- LIBRAS
- Linguagem e Educação
- Literatura
- Ludicidade
- LUDICIDADE #argumentoseevidências
- MARCAS DA VIDA
- Memórias
- MÚSICA NA ESCOLA
- obrigatoriedade
- Organização do Ensino Fundamental
- Organização e Gestão da Educação
- Prática pedagógica
- PROJETO AMORA
- Projeto Pedagógico em ação
- PSICO 1
- Psicologia da Vida Adulta
- Quem sou
- Questões Étnico-Raciais na Educação
- Qustões Étnico-Raciais na Educação
- REFLETINDO SOBRE AVALIAÇÃO
- refletindo sobre os processos criativos #PRIMEIRASEMANADESETEMBRO
- Reflexões
- Representação do Mundo pela Matemática
- Representação do Mundo pelas Ciências
- Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
- S.I
- S.I.
- S.I. EIXO IX
- S.I. EIXOVIII
- S.I.EIXO VII
- S.I.VI
- S1#27a30/03#PROJETOPEDAGOGICOEMAÇÃO#EIXOV#2017
- S3#10a13/04#PSICOLOGIADAVIDAADULTA#EIXOV#2017
- SEMINÁRIO INTEGRADOR
- Seminário Integrador Eixo V
- Seminário Integrador V
- Seminário Integrador VI
- SI2
sexta-feira, 22 de junho de 2018
SOBRE CONCEITOS E FUNÇÕES DA EJA
A criança em seu contexto escolar, deve ter seu tempo regular de escolaridade e o sucesso desse período é o foco das políticas públicas educacionais, porém com isso , pensou-se também naquela criança oriunda das classes populares e que com as perversas táticas de exclusão social, reprovações e fracasso escolar, ficou à margem dessa realidade, amargando muitos insucessos e até evadindo-se do sistema escolar . Alunos esses, que passaram muitas vezes pela reprovação ou então tiveram seu direito à escolaridade negado, não completam seu ciclo escolar e entram no mercado de trabalho sem chances de competir com outros que não sofreram esse processo de exclusão. Os sistemas de ensino, então criaram alguns mecanismos para corrigir essas distorções. Mecanismos com uma metodologia própria e que visavam avançar esses alunos em sua aprendizagem, como as classes de aceleração, em Programas como o Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Sena, porém isso não é o suficiente para combater a evasão escolar, pois aos 15 anos, muitos jovens abandonam a escola para buscar o trabalho de subsistência.. para isso foi criada a EJA, como uma " categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas." (MEC, CNE/CEB 1/2000).
Nesse sentido pode- se dizer que a EJA representa "o pagamento" de uma dívida social, que visa reparar os erros cometidos com indivíduos que não tiveram assegurada sua aprendizagem no tempo regular de ensino, por um motivo ou por outro, esses alunos não foram "contemplados" com " a conquista" da leitura e da escrita e seguiram à margem da sociedade, formando uma força de trabalho que gerou muitas riquezas ao país, com uma riqueza cultural imensa, seja através da oralidade ou das diversas manifestações da arte, que prescinde da escrita. Porém essa aprendizagem é um direito e um sonho de muitos brasileiros. A cultura brasileira, muito rica em sua oralidade e ancestralidade, precisa também desse mecanismo: o ato de escrever, pois através dele, da escrita autônoma e do ato de ler, o ser humano se engrandece e se reinventa, tem sua auto- estima renovada e pode contribuir de forma mais potente para o enriquecimento social, mudando a história da sua comunidade, conhecendo seus direitos históricos e sociais. Sendo essa a função reparadora da EJA, "o reconhecimento daquela igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano", buscando que o Brasil possa se tornar uma nação mais justa e igualitária a todos aqueles que, na obscuridade, é " o grande artesão dos tecidos da história".
A função equalizadora da EJA surge como uma oportunidade de "reentrada no Sistema Educacional" de indivíduos que por inúmeros motivos foram impedidos de permanecer no sistema, como presidiários, imigrantes e outros.
A função permanente, chamada de qualificadora determina que o indivíduo tenha uma formação constante em todos os segmentos onde venha a atuar, para que construindo habilidades e competências possa se manter como sujeito detentor das aprendizagens necessárias em seu campo de atuação histórica e social.
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2381165/mod_resource/content/3/parecer_11_2000-anotado.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário