Marcadores

sexta-feira, 22 de junho de 2018

O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA





    Muitas atividades das séries iniciais, passam pelo ato de brincar. E não poderia ser diferente porque a criança nas salas de aula não deixa de ser criança e através do lúdico conseguimos trabalhar os conteúdos de alfabetização de uma forma motivadora e prazerosa. Assim são as parlendas, as cantigas e os jogos interativos como por exemplo, pular corda ao som de uma parlenda: " suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado, A, B, C, D..."  Essa atividade propicia ao aluno compreender o processo das rimas e aliterações.Trabalhamos com a corporeidade e com a oralidade. Trabalhamos as rimas, as letras do alfabeto e tudo isso brincando. A música e as parlendas são uma excelente ferramenta para desenvolver no aluno a consciência fonológica, essencial para a apropriação do sistenma de escrita alfabética e da leitura. Sem contar que desenvolve a linguagem da criança,, que muitas vezes nos chega ainda imatura aos seis anos. 
       Sendo assim uma das implicações da relação entre consciência fonológica e a linguagem escrita na prática pedagógica, seria no papel do professor como mediador, auxiliando a criança a refletir sobre as palavras em sua dimensão sonora ao mesmo tempo em que analisa as partes gráficas. (https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2457718/mod_resource/content/1/aula%20de%20consciencia%20fonologica%20completa.pdf) 









DISPONÍVEL EM:


https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2457718/mod_resource/content/1/aula%20de%20consciencia%20fonologica%20completa.pdf



https://www.youtube.com/watch?v=EMPSHEgEXZ0

ACESSADO EM: 22/ 6/ 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário