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sexta-feira, 22 de junho de 2018

SOBRE A TEORIA DE HENRI WALLON



    Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu na França e foi uma pessoa muito influente na política , foi psicólogo, médico e filósofo tendo desenvolvido desde jovem seu interesse em estudar os processos de desenvolvimento da criança, principalmente os que se referem as suas etapas de desenvolvimento mental e cognitivo. Para esse autor, assim como para Piaget, a criança  passa por estágios onde desenvolve suas habilidades, porém ele esclarece que essas etapas não tem uma sequência rígida, podendo passar por crises que criam espaços em sua trajetória, não sendo assim muito fixas essas etapas. No estágio impulsivo-emocional que se estende do nascimento até mais ou menos os 12 meses de vida ele considera que a criança não se distingue como ser separado do mundo, mas vai aos poucos interagindo com o meio e que esse meio é o contexto onde essa criança se desenvolve.
    Para GALVÂO (2000) Wallon esclarece que a criança, até os 3 anos de idade, está imersa no ambiente em que vive, dele sofrendo as influências e dele captando as experiências que influenciam em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Antes que a criança aprenda a se comunicar através da linguagem falada, ela se envolve nos jogos de imitação, agindo e interpretando nas suas relações as maneiras de construir sua individualidade. Wallon estabelece que cada fase do desenvolvimento traz consigo seus conflitos, que influenciam no desenvolvimento, através das interações com o outro e que essas fases não se estabelecem em determinados limites ou cronogramas de tempo, tendo cada ser em particular, o seu tempo próprio de elaboração da consciência.  A criança dos três meses de vida até os três anos, para Wallon, está no período denominado sensório- motor e projetivo. A inteligência se divide em inteligência prática, fruto da interação dos objetos com o próprio corpo da criança e inteligência discursiva, adquirida pela criança através da imitação onde ela se apropria da linguagem falada em torno de si. O estágio do personalismo que vai dos três aos seis anos de idade, mais ou menos, é o período onde a criança vai estabelecendo sua individualidade, construindo sua personalidade e a consciência de si mesma, onde tenta afirmar- se opor- se a autoridade do adulto. No estágio categorial, Wallon posiciona a criança com capacidades cognitivas capazes de auxiliar na abstração e na apropriação de conceitos importantes para a aprendizagem. No estágio da adolescência, com início mais ou menos aos onze ou doze anos de idade, a criança sofre as transformações físicas próprias da puberdade e passa por momentos conflituosos como a perda do corpo infantil e as metamorfoses físicas  ocorridas. Nesse período a criança passa então a desenvolver a auto- afirmação e a sexualidade com os conflitos individuais e com o grupo familiar. Para Wallon, os processos de aprendizagem são ininterruptos e sempre o indivíduo passa de um estágio de aprendizagem para outro e assim sucessivamente, lembrando que acomodação e assimilação são processos válidos para uma etapa e ao surgir outra, novamente se iniciam os conflitos.


http://www.blogpsicologos.com.br/psicologia/desenvolvimento-humano/item/98-estagios-do-desenvolvimento-para-henri-wallon

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