Considerando que as ideias deste autor refletem uma metodologia onde a consideração e o respeito pelo estudante estão presentes, tirando o foco exclusivo da figura do professor e do conteúdo, que segundo sua didática, devem ser de acordo com a compreensão e a capacidade do estudante, cuidando a motivação, ensinando a cooperatividade, dentro de um contexto lúdico e prazeroso, que valorize as experiências do sujeito, sua trajetória, suas percepções e observações do mundo que o cerca, tendo a sala de aula como um laboratório, desenvolvendo um relacionamento de empatia e afetividade com os alunos, não são muitos os professores que estão inseridos nesse contexto de trabalho em nossas escolas. Muito pelo contrário, o que vimos ainda hoje são profissionais que tentam ser o centro do processo achando que o aluno é um depósito de informações dadas por eles e segundo sua visão de aprendizagem. Eu, apesar de saber que estou ainda muito longe de ser a mediadora que meu aluno precisa, procuro fazer com que ele seja mais ativo nesse processo, prOporcionando atividades pedagógicas que o façam pensar e não tantas atividades repetitivas de memorização e cópia, porém, sabemos que nossa realidade ainda está longe de proporcionar aos alunos um ambiente realmente investigativo e motivador, pois nossos alunos hoje contam com uma diversidade
e tecnológica muito grande e que
compete com os materiais didáticos de que dispomos em nossas escolas públicas.
Porém aos poucos vamos trazendo para dentro da nossa prática os recursos que
possam enriquecê- La, mas ainda estamos engatinhando nesse processo. Embora tantos
séculos nos separem de Comênio e sua Didática, muito de nossa prática ainda não
bebeu em suas fontes. Sabemos o caminho, mas ainda não nos aventuramos a percorrê-lo. A contribuição de Comênio para a didática sempre estará marcada pela contemporaneidade e isso ele percebeu e procurou passar adiante, pois o ser que aprende, aprende interagindo em seu meio, investigando seu mundo e suas percepções desse mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário