Recordo que o professor Fernando Becker bem
elucidou em seu vídeo: “ Escola Mais laboratório
e menos auditório”
a respeito desses aspectos no cotidiano escolar. Como pensar em escolas
democráticas , se percebemos na prática pedagógica evidenciada no curta que nos
foi apresentado, uma grande preocupação com o tempo cronometrado, para “passar”
os conteúdos aos alunos? Onde os verbos necessários para aprendizagem, no dizer
do professor, como pesquisar, inventar, refletir, questionar, investigar? O que ali se percebe é uma reprodução de atitudes e erros embasados na transmissão de conhecimentos e aprendizagens, condizentes
com as ideias de reforço utilizadas em nossas escolas há muito tempo,
diariamente onde os alunos precisam
permanecer em absoluto silêncio e essa transmissão e reprodução de
conhecimentos os fará aprender. Essa percepção de escola, a meu ver, jamais
fará com que um aluno tenha aprendizagens significativas e relevantes pois não
é ativo no processo, sendo um mero espectador, sendo um agente passivo em uma
situação de transmissão de conhecimentos. Observa- se nas cenas reproduzidas o
que essa escola realmente é, um auditório. Toca o sinal e cada aluno entra para
uma sala, onde durante um tempo cronometrado, um professor lhes “transmite” uma aula. Ao som do alarme novamente, cada aluno
se dirige a outra sala, outro conteúdo e tempo cronometrado. Até mesmo na aula
de música, não há expressão do aluno pois é um mero ouvinte do professor que
toca ao piano, sem interagir no processo. Evidencia- se também uma reprodução
dos erros em gestão escolar, pois um professor com coragem para representar os
alunos, sente- se diminuído na presença do diretor, que lança o manifesto dos
estudantes no lixo, ou seja, de democrática essa escola nada possui.
REFERÊNCIAS:
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