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sexta-feira, 22 de junho de 2018

ESCOLAS DEMOCRÁTICAS




     Recordo que o professor Fernando Becker bem elucidou em seu vídeo: Escola Mais laboratório e  menos auditório a respeito desses aspectos no cotidiano escolar. Como pensar em escolas democráticas , se percebemos na prática pedagógica evidenciada no curta que nos foi apresentado, uma grande preocupação com o tempo cronometrado, para passar os conteúdos aos alunos? Onde os verbos necessários para aprendizagem, no dizer do professor, como pesquisar, inventar, refletir, questionar, investigar?  O que ali se percebe é uma reprodução  de atitudes e erros embasados na transmissão de conhecimentos e aprendizagens, condizentes com as ideias de reforço utilizadas em nossas escolas há muito tempo, diariamente onde  os alunos precisam permanecer em absoluto silêncio e essa transmissão e reprodução de conhecimentos os fará aprender. Essa percepção de escola, a meu ver, jamais fará com que um aluno tenha aprendizagens significativas e relevantes pois não é ativo no processo, sendo um mero espectador, sendo um agente passivo em uma situação de transmissão de conhecimentos. Observa- se nas cenas reproduzidas o que essa escola realmente é, um auditório. Toca o sinal e cada aluno entra para uma sala, onde durante um tempo cronometrado, um professor lhes transmite uma aula. Ao som do alarme novamente, cada aluno se dirige a outra sala, outro conteúdo e tempo cronometrado. Até mesmo na aula de música, não há expressão do aluno pois é um mero ouvinte do professor que toca ao piano, sem interagir no processo. Evidencia- se também uma reprodução dos erros em gestão escolar, pois um professor com coragem para representar os alunos, sente- se diminuído na presença do diretor, que lança o manifesto dos estudantes no lixo, ou seja, de democrática essa escola nada possui.



REFERÊNCIAS:

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