SOBRE ESPAÇO
E FORMA
Como tenho uma turminha de primeiro ano na
periferia, muitas das minhas crianças não freqüentaram a Educação Infantil. Por
isso avalio bem a importância de planejar atividades que possam ajudar as
crianças a desenvolver habilidades necessárias ao desenvolvimento da
aprendizagem como um todo. No início do trabalho do ano letivo, procuro
desenvolver noções de lateralidade, percepção espacial e corporeidade, através
de jogos que utilizem muito o corpo. Por exemplo: jogos com bola, jogos com
sucata, jogos cooperativos, de
pega-pega, amarelinha, ciranda de roda e propicio às crianças muitos momentos
em que possam manipular objetos, brincar com as formas, etc, por saber que é
importante para a criança poder vivenciar o concreto e o lúdico. Antes de
começar os traçados das letras fazemos muitas atividades traçando as letras no
chão com giz, com cordas e com massinha de modelar, para só então partir para a
escrita das letras e do nome próprio no caderno. Trabalho sempre com montagem e
desmontagem de caixas e caixinhas para
que possam visualizar as formas. Quando vou introduzir Geometria, trago
materiais que lembram as formas como caixas, bolas e pirâmides para as crianças
manipularem. Proponho que retirem de uma grande caixa, com os olhos vendados,
os objetos e tentem adivinhar do que se trata. Os colegas podem ajudar com
dicas como é redondo, tem pontas, tem lados e o colega vendado pode passar a
mão pelo objeto até identificá-lo. São momentos que considerava importante para
o desenvolvimento de atividades posteriores na alfabetização, mas após a
leitura dos textos percebi que são essenciais para apropriação de certos
conceitos e construção de muitas habilidades necessárias para a percepção da
Geometria e que irão impactar sua aprendizagem ao longo das aprendizagens se
não forem devidamente trabalhadas pelo professor nos anos iniciais.
Para Piaget, a criança constrói seu
aprendizado em interação com o meio e a partir de sua compreensão e percepção
no contato real com os objetos para depois poder representá-los no imaginário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário