SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Quando inicio os estudos de multiplicação e
divisão com minha turma de quinto ano, sempre procuro trabalhar a construção da tabuada, de forma
lúdica e proporcionando algumas competições, que chamo de olimpíadas da
tabuada. O vencedor é premiado com uma caixa de bombom! E durante todo o ano
letivo gosto de trabalhar muito com jogos, com situações- problemas envolvendo
a multiplicação e a divisão. Eu sempre me questionei quanto ao uso das
continhas prontas no quadro, do tipo “arme e efetue” porque não vejo em que
isso vai acrescentar para a aprendizagem da criança. Claro que em alguns
momentos e dentro das resoluções de problemas se pode fazer uso dos algorítimos
por ser mais rápido, porém vejo com muito melhor qualidade as estratégias
usadas para se resolver. Gosto muito de questionar os alunos sobre o que
pensaram ao resolver determinado problema. Sempre buscamos resolver de outras
formas também. A divisão, em algumas vezes trabalhei muito com a idéia de ir
tirando uma quantidade da outra. Ou questionando quantas vezes uma quantidade
“cabe” dentro da outra. E sempre possibilito o exercício através de desenhos, de
forma mais concreta porque apesar de estarem no quinto ano ainda precisam
‘visualizar a situação”. Algumas vezes dramatizamos uma situação, como por
exemplo para expressões numéricas simples e usamos tampinhas para multiplicar ou dividir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário