Marcadores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

SOBRE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Trabalho com o primeiro ano e com o quinto ano, do Ensino Fundamental. Com as duas turmas prefiro trabalhar sempre com o concreto, através de manipulação de objetos de contagem, ábacos, material dourado e materiais como palitos e tampinhas. Sempre inicio os trabalhos de introdução da adição com a idéia de juntar, separar e juntar novamente, com o primeiro ano, brincamos muito com tampinhas e palitos até que as crianças dominem bem a relação número_ quantidade. Considero muito importante a construção dos números através de histórias e sempre aproveito a hora do conto para introduzir conceitos e quantidades. Dessa forma aproveitei o livro “E o Dente ainda doía”da autora Ana Terra. Após ler a história, dialogar sobre o texto para desenvolver a oralidade e contextualizar com outros conteúdos, como Cuidados com os dentes, escovação, etc. Gosto muito desse livro  e desde que o recebi pela projeto do ITAU no início do ano de 2015 costumo utilizá- lo como recurso didático. Construímos painéis com os números e os personagens e coloco nas paredes da sala para consulta pelas crianças, quando vão fazer seus registros numéricos. Bem, após essa contextualização trabalhamos muito com contagens de materiais como tampinhas e palitos. Quando quero construir as dezenas trabalho com os desenhos das mãozinhas das crianças, onde contam de 5 em 5, de 10 em 10 e de 20 em 20 ( segundo a sugestão de um pequeno de 7 anos que propôs: - profe, eu e a Sophia contamos nossos dedos das mãos e dos pés, juntinhos. Pode, né? Né que 20 +20 é 40? Para trabalhar as ideias de juntar, utilizamos muito as tampinhas e os palitos. Também gosto de provocar os alunos perguntando quantas tampinhas ou palitos eu tenho na mão? Quero completar 10. Quantas preciso colocar para completar 10? Quando vou ensinar o algoritmo, gosto de utilizar o quadro- valor- de- lugar. Combino com as crianças que vamos colocar a continha na casinhas das dezenas e unidades e somamos primeiro as unidades depois as dezenas. Até mesmo com o quinto ano, trabalho com o Q.V.L. pois acho importante verbalizar as operações utilizando os padrões, unidades, dezenas, centenas, etc. Para registro de números também é importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário