SOBRE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Trabalho com o primeiro ano e com o quinto ano,
do Ensino Fundamental. Com as duas turmas prefiro trabalhar sempre com o
concreto, através de manipulação de objetos de contagem, ábacos, material
dourado e materiais como palitos e tampinhas. Sempre inicio os trabalhos de
introdução da adição com a idéia de juntar, separar e juntar novamente, com o primeiro
ano, brincamos muito com tampinhas e palitos até que as crianças dominem bem a
relação número_ quantidade. Considero muito importante a construção dos números
através de histórias e sempre aproveito a hora do conto para introduzir
conceitos e quantidades. Dessa forma aproveitei o livro “E o Dente ainda doía”da
autora Ana Terra. Após ler a história, dialogar sobre o texto para desenvolver
a oralidade e contextualizar com outros conteúdos, como Cuidados com os dentes,
escovação, etc. Gosto muito desse livro
e desde que o recebi pela projeto do ITAU no início do ano de 2015
costumo utilizá- lo como recurso didático. Construímos painéis com os números e
os personagens e coloco nas paredes da sala para consulta pelas crianças,
quando vão fazer seus registros numéricos. Bem, após essa contextualização
trabalhamos muito com contagens de materiais como tampinhas e palitos. Quando
quero construir as dezenas trabalho com os desenhos das mãozinhas das crianças,
onde contam de 5 em 5, de 10 em 10 e de 20 em 20 ( segundo a sugestão de um
pequeno de 7 anos que propôs: - profe, eu e a Sophia contamos nossos dedos das
mãos e dos pés, juntinhos. Pode, né? Né que 20 +20 é 40? Para trabalhar as
ideias de juntar, utilizamos muito as tampinhas e os palitos. Também gosto de provocar
os alunos perguntando quantas tampinhas ou palitos eu tenho na mão? Quero
completar 10. Quantas preciso colocar para completar 10? Quando vou ensinar o
algoritmo, gosto de utilizar o quadro- valor- de- lugar. Combino com as
crianças que vamos colocar a continha na casinhas das dezenas e unidades e
somamos primeiro as unidades depois as dezenas. Até mesmo com o quinto ano,
trabalho com o Q.V.L. pois acho importante verbalizar as operações utilizando
os padrões, unidades, dezenas, centenas, etc. Para registro de números também é
importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário