Olá! Seja bem- vindo ao meu blog! Meu nome é Débora Terezinha. Sou aluna da UFRGS no curso de Pedagogia PEAD 2014 Trabalho na E.E.E.F. João XXIII no bairro Niterói, em Canoas, atuando com o 5º ano do ensino fundamental, no turno da manhã e com o 1º ano do ensino fundamental, no turno da tarde, em regime de 40 horas semanais.
Marcadores
- " Psicologia da Vida Adulta
- "ESCOLAS GAIOLAS""ESCOLAS ASAS"
- #agosto2016
- #argumentoseevidencias
- #argumentoseevidências
- #LITERATURA
- #Organização e Gestão da Educação
- #primeirapostagemde2016
- #primeirasemanadeabril
- #primeirasemanadedezembro
- #primeirasemanadedezembro FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- #primeirasemanadejulho
- #primeirasemanadejunho
- #primeirasemanademaio
- #primeirasemanademaio LIBRAS
- #primeirasemanademarço/2018/1
- #primeirasemanadenovembro
- #PRIMEIRASEMANADENOVEMBRO/2018
- #primeirasemanadenovembro2017
- #primeirasemanadeoutubro
- #PRIMEIRASEMANADEOUTUBRO/2018; S.I.CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- #primeirasemanadeoutubro2017 EIXOVI
- #primeirasemanadesetembro
- #primeirasemanadesetembro2017-EIXO VI
- #primeirasemandedezembro2017
- #Projetopedagógicoemação
- #projetosdeaprendizagem
- #quartasemanadeabril
- #quartasemanadeagosto2017
- #quartasemanadejunho
- #quartasemanademaio
- #quartasemanademarço
- #quartasemanadenovembro
- #quartasemanadenovembro2017
- #quartasemanadeoutubro
- #quartasemanadeoutubro 2017
- #QUARTASEMANADEOUTUBRO/2018
- #quartasemanadesetembro
- #QUARTASEMANADESETEMBRO/2018
- #quartasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #RevisitandoPostagens
- #RevisitandoPostagens 5
- #RevisitandoPostagens1
- #S2#03a06/04#SEMINÁRIOINTEGRADOR#EIXOV#2017
- #segundasemanadeabril
- #segundasemanadedezembro
- #segundasemanadedezembro2017
- #segundasemanadejulho
- #segundasemanadejunho
- #segundasemanademaio
- #segundasemanademarço
- #segundasemanademarço 2018/1
- #segundasemanadenovembro
- #SEGUNDASEMANADENOVEMBRO/2018
- #segundasemanadenovembro2017
- #segundasemanadeoutubro
- #SEGUNDASEMANADEOUTUBRO/2018
- #segundasemanadeoutubro2017
- #SegundaSemanadeSetembro
- #segundasemanadesetembro: Institucionalização
- #SEGUNDASEMANADESETEMBRO/2018
- #segundasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #SI #EIXOIII
- #terceirasemanadeabril
- #terceirasemanadedezembro
- #terceirasemanadejulho
- #terceirasemanadejunho
- #terceirasemanademaio
- #terceirasemanademarço
- #terceirasemanadenovembro
- #terceirasemanadenovembro2017
- #terceirasemanadeoutubro
- #TERCEIRASEMANADEOUTUBRO/2018
- #terceirasemanadeoutubro2017 EIXO VI
- #terceirasemanadesetembro: PSICO 1
- #TERCEIRASEMANADESETEMBRO/2018
- #terceirasemanadesetembro2017 EIXOVI
- 10
- 2
- 2017 EIXOVI
- 3
- 4
- 6
- 7
- 8
- 9
- A Geografia nos espaços escolares
- APRENDIZAGENS
- C
- CERTEZAS (P.A.)
- CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
- CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
- Didática
- Didática e Planejamento
- DIDÁTICA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
- EIXO VI
- EJA
- ELETIVA 1
- Escola e Cultura
- Escolarização
- ESCOLARIZAÇÃO/ ESPAÇO/ TEMPO
- Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- História e sociedade
- HISTÓRIA NA ESCOLA
- INFÂNCIAS
- LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
- LIBRAS
- Linguagem e Educação
- Literatura
- Ludicidade
- LUDICIDADE #argumentoseevidências
- MARCAS DA VIDA
- Memórias
- MÚSICA NA ESCOLA
- obrigatoriedade
- Organização do Ensino Fundamental
- Organização e Gestão da Educação
- Prática pedagógica
- PROJETO AMORA
- Projeto Pedagógico em ação
- PSICO 1
- Psicologia da Vida Adulta
- Quem sou
- Questões Étnico-Raciais na Educação
- Qustões Étnico-Raciais na Educação
- REFLETINDO SOBRE AVALIAÇÃO
- refletindo sobre os processos criativos #PRIMEIRASEMANADESETEMBRO
- Reflexões
- Representação do Mundo pela Matemática
- Representação do Mundo pelas Ciências
- Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
- S.I
- S.I.
- S.I. EIXO IX
- S.I. EIXOVIII
- S.I.EIXO VII
- S.I.VI
- S1#27a30/03#PROJETOPEDAGOGICOEMAÇÃO#EIXOV#2017
- S3#10a13/04#PSICOLOGIADAVIDAADULTA#EIXOV#2017
- SEMINÁRIO INTEGRADOR
- Seminário Integrador Eixo V
- Seminário Integrador V
- Seminário Integrador VI
- SI2
sábado, 21 de novembro de 2015
PÓS-MODERNIDADE E INFÂNCIAS - Reflexões sobre o texto de Mariângela Momo
Atualmente os professores vivem um desafio. O desafio de educar uma infãncia onde tudo é descartável até mesmo as relações familiares e sociais. As crianças hoje em dia, tem muita informação e todas lhes trazem um grande estímulo ao desejo do ter, do consumir. Isso tudo em detrimento do ser.Há algumas décadas atrás as crianças eram cuidadas por suas famílias, com numerosos irmãos e a autoridade era
legada ao pai, chefe da família. Hoje as famílias já não são tão numerosas, tem no máximo dois filhos e quem os cria na maioria das vezes são as escolas de Educação Infantil, mas essas crianças também estão muito expostas às mídias e às tecnologias, o que lhes traz muitas informações ao mesmo tempo. Antes as brincadeiras eram no fundo do quintal com os irmãos, hoje são os jogos individuais, as redes sociais e a novela que cria os padrões, dita as modas e quem não tem como consumir pode não se enquadrar ao sistema. uma infância pós- moderna sofre com o acúmulo de ofertas de bens. A tecnologia avançada faz com que tudo seja descartado em pouco tempo. É o novo jogo, o novo celular, as roupas da moda, o calçado da propaganda, as mochilas e materiais de determinados personagens famosos. Há um acesso muito grande aos bens de consumo e a moda é quem dita as regras para cada um se encaixar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário