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segunda-feira, 4 de julho de 2016

BRINCAR É IMPORTANTE PORQUE...



BRINCAR É IMPORTANTE PORQUE...
   As nossas mais caras lembranças nos vem da infância. Os momentos de brincadeiras na infância são aqueles que marcarão para sempre nossa memória. Não há quem esqueça das brincadeiras em frente de casa, na rua com os amigos sob os olhares dos adultos que nos cuidavam enquanto conversavam ,em épocas distantes no tempo porém presentes em nossa memória como se fossem hoje.
    Segundo a autora Melinda Wenner, em seu livro Brincar é Coisa Séria (2011) a importância do brincar está ligada a um desenvolvimento saudável da infância e que “incorporar o lúdico ao cotidiano é fundamental para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, tanto de crianças quanto de adultos; além de combater o estresse e contribuir para aumentar a criatividade, diversão faz bem para a saúde do corpo. “ Se é fundamental como podemos abrir mão desse recurso tão importante para a formação de indivíduos saudáveis? A autora refere-se a uma pesquisa desenvolvida por Stuart Brown, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina de Baylor, em Houston, nos Estados Unidos, sobre o incidente com um estudante de Engenharia que fuzilou 46 pessoas no Campus da Universidade. Stuart Brown foi indicado para estudar o caso e concluiu, após entrevistar muitos criminosos, incluindo o estudante, que todos tinham em comum o fato de pertencerem a famílias  de alguma forma violentas e que eram crianças que não tiveram a oportunidade de brinca, em sua infância.
    Todos nós educadores sabemos da importância do brincar e do lúdico, na infância. Sabemos que para construir regras e combinados em equipe o jogo é um excelente recurso. Sabemos que através das brincadeiras livres as crianças constroem e elaboram conceitos essenciais as suas relações familiares e futuras, como adultos. Sabemos que as crianças, durante as brincadeiras, trabalham emoções conflitantes vivenciadas no ambiente familiar e que algumas vezes podem ser observadas pelo professor, fazendo com que este possa auxiliar a criança a passar por essas situações ou até mesmo tomar as providências legais cabíveis. Mas isso ainda não é o mais importante. A importância do brincar vai muito além de tudo isso. Ela pode auxiliar na catarse de emoções conflitantes, na passagem de fases importantes do desenvolvimento infantil e na construção de elementos importantes para auxiliar com o desenvolvimento da sexualidade e para ultrapassar fases egocêntricas, normais no desenvolvimento infantil. Através das brincadeiras livres as crianças têm a oportunidade de vivenciar situações importantes que as ajudarão a tomar decisões no futuro, a construir relacionamentos saudáveis, a lidar com as frustrações naturais da experiência humana.
     As brincadeiras infantis também podem ser aproveitadas para embasar conteúdos, desenvolver importantes áreas motoras do corpo da criança, cerebrais e construir regras sociais.
                                                               “ Certamente, jogos com normas são divertidos e garantem importantes experiências e aprendizados, promovendo, por exemplo, melhores habilidades sociais e coesão de grupos. Mas jogos têm uma regra primordial: organize e obedeça, enquanto brincadeiras livres não tem regras iniciais e, assim permitem mais respostas criativas, afirma o psicólogo educacional Anthony D. Pellegrini, professor e pesquisador da Universidade de Minesota nos Estados Unidos.” (Melinda Wenner- 2011)
    A autora ressalta que, nas brincadeiras livres, as crianças desafiam mais  estruturas cerebrais importantes no desenvolvimento infantil. Ao exercitar a imaginação a criança se torna capaz de desenvolver habilidades que possibilitarão as  tomadas de decisões, a capacidade de lidar com situações novas e desafiadoras, tão importantes na vida adulta em relações profissionais e sociais, até mesmo familiares, quando enfrentando situações estressantes. Proporcionando também uma forma de lidar com seus próprios sentimentos e quando uma criança se recusa a brincar ela pode estar sinalizando situações importantes pelas quais possa estar passando, e os professores que observem atentos as brincadeiras infantis podem ter informações sobre o que essas crianças passam em sua vida cotidiana e familiar.
    Além das brincadeiras livres também é importante trazermos para o cotidiano pedagógico, os jogos e as brincadeiras dirigidas. Temos material riquíssimo em nosso folclore, que pode proporcionar aos alunos momentos de ludicidade e aprendizado com temas importantes retirados da sabedoria popular. Os brinquedos fabricados pelos pais e avós em um tempo onde não existia a Indústria e os jogos eletrônicos podem auxiliar a criança a compreender o passado , integrando gerações. As brincadeiras folclóricas , principalmente as rodas cantadas proporcionam momentos mágicos às crianças e aproximam os filhos dos pais e dos avós, pois essas brincadeiras venceram o tempo e foram vivenciadas por muitas gerações de crianças. As crianças sentem prazer em cantar e vivenciar brincadeiras onde utilizam o corpo e dessa forma desenvolvem, brincando, importantes áreas de seu corpo, como a motricidade e a lateralidade, além de ao cantar as cantigas populares, com sua repetições fazem importantes exercícios que as auxiliarão na apropriação da leitura e da escrita , habilitando para a aquisição da consciência fonológica , tão importante na alfabetizção.
    Os jogos pedagógicos são importantes recursos para o professor pois auxiliam na fixação de conteúdos, na avaliação individual, no diagnóstico de problemas e na construção de combinados da turma. Através dos jogos pedagógicos, nós professores, conseguimos dar aulas de forma prazerosa, saindo da rotina e fixando conteúdos na memória, que de outra forma seriam mais difíceis.
    Para as crianças o brincar é uma forma de trabalhar situações, fixar conceitos, construir regras, superar limitações, exercitar posições e situações de relações futuras. Então a brincadeira, na verdade é um exercício de cidadania, é uma forma de vivenciar na imaginação para atuar na realidade. È através da brincadeira com os colegas que as crianças poderão aprender a ser pro-ativas e estabelecer relações que a ajudarão nas escolhas futuras, nas decisões profissionais, nos conflitos familiares, porque quem exercita a imaginação consegue ter decisões criativas e que abrirão caminhos onde parecia não haver saída.


Referência:
WENNER, Melinda. Brincar é coisa séria. Mente Cérebre. São Paulo: EDIOURO DUETO EDITORIAL Ltda. Ano XVIII, n° 216, jan/2011 (pp: 26-35)



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