Marcadores

quarta-feira, 27 de julho de 2016

PROJETOS DE ENSINO OU PROJETOS DE APRENDIZAGEM?

Nós educadores fomos treinados a elaborar Projetos de Ensino e não  Projetos de Aprendizagem. Confesso que tive ímpetos de colocar no lixo todos os lindos projetos que já trabalhei ao longo da minha carreira como docente, porque em nenhum momento esses projetos, apesar de bonitos, bem elaborados e aceitos pela turma, foram de encontro a real curiosidade dos alunos. Eles não nasceram das dúvidas. Nasceram das minhas certezas. Em nenhum momento foi ouvido o aluno, o que ele gostaria de aprender, Meus Projetos eram elaborados a partir das necessidades do Currículo, dos Temas Transversais e das exigências da comunidade escolar, conforme explica:
Destas discussões, emergiram algumas certezas atuais. Uma delas é a de que a metodologia que nós professores adotamos com nossos alunos revela a forma como compreendemos consciente ou inconscientemente o processo de aprendizagem. (MAGDALENA e COSTA, 2003).
Segundo as referidas autoras, devemos refletir sempre sobre os nossos papéis enquanto educadores inseridos num contexto atual de tempo e espaço específicos. Ao estudar sobre os Projetos de Aprendizagem pude perceber a diferença e o quanto erramos, nós educadores, por desconhecimento pedagógico. Esse talvez seja meu maior aprendizado nesse semestre ou pelo menos o que mais me impactou como professora. Será que ouvi as dúvidas dos meus alunos? Suas vontades de aprender? O que eles realmente querem aprender? Quais as suas curiosidades? Hoje vejo que um projeto deve partir das perguntas, dos porquês que muitas vezes os alunos têm vergonha de verbalizar. Assim aprendi que o professor deve ter uma escuta delicada, deve ler nas entrelinhas do que seus alunos escrevem a fim de identificar suas necessidades de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário