Marcadores

domingo, 17 de julho de 2016

"VOCÊ NÃO ACHA QUE..."




A ATIVIDADE CONSTRUTIVA DE ELABORAR E DESENVOLVER PROJETOS PODE SE TORNAR UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM?



    Percebo que sim, se nós professores repensarmos nossa prática. Em nossa formação, durante o Curso Normal nos é colocado que é importante que o professor desenvolva projetos com os alunos e muitas vezes a própria escola em que trabalhamos nos coloca alguns projetos para serem trabalhados ao longo do ano letivo, com temas relevantes tais como: violência, reciclagem, meio-ambiente, etc. Porém esses temas são escolhidos pela supervisão ou pelos próprios professores, em reuniões no início do ano letivo. Nunca pelos alunos. Os projetos de Ensino não levam em consideração as dúvidas dos alunos, mas sim o conteúdo que precisa ser ensinado e que está previsto no PPP da Escola, contemplando os PCNs. Nesse sentido os projetos de aprendizagem que desenvolvi até então contemplaram esses temas, mas não foi perguntado aos alunos se eram esses os conteúdos que gostariam de aprender, embora sejam relevantes para sua aprendizagem e socialização.E pensando sobre isso concluo que apesar da importância de trabalharmos com centros de interesse e temas geradores, esses não partem do desejo do estudante mas sim da necessidade de se cumprir os Parâmetros Curriculares Nacionais.






      

Nenhum comentário:

Postar um comentário