Marcadores

domingo, 17 de julho de 2016

SOBRE OS CONTOS DE FADAS


                                   SOBRE OS CONTOS DE FADAS
Qual a relação que se pode estabelecer entre autoria individual e os Contos de Fadas?
Esses contos não possuem uma autoria individual, pois fluem do coletivo. Surgiram graças a necessidade do povo de elaborar suas angústias ou sobreviver as agruras da vida. Foram contados e recontados através do tempo e em épocas onde a única distração nas longas noites era contar histórias para entretenimento e essas histórias traziam elementos próprios da cultura de cada povo.

2   De acordo com a autora, por que as pessoas contam histórias? Segundo a autora, para muitos estudiosos, histórias contadas estão associadas a cultura dos povos, aos ritos de passagem nas fases de desenvolvimento do ser humano de variadas culturas e como maneiras de afirmação individual no mundo adulto, expressando assim os costumes, as angústias e as superações dos povos ao longo da história da humanidade. Traz a tona os mitos, heróis, donzelas e da defesa do fraco contra o forte, do bem contra o mal e para se firmarem no ético.

3   Qual a posição da autora em relação às adaptações dos Contos de Fadas? A autora coloca que não devemos ceder a certos equívocos em que se pautam algumas pessoas que defendem adaptações mais modernas nos contos clássicos, pois estes tiveram uma razão de ser ao longo da história da humanidade e pertencem ao coletivo com finalidades bem definidas na história dos povos. Os cuidados com as novas versões devem observar os aspectos em que as narrativas foram criadas e elaboradas. Com uma importante linguagem simbólica que tem a ver com os medos e os anseios do ser humano, independente da época em que vive.

4   Aponte como você tem trabalhado com os Contos de Fadas na sala de aula ou poderia trabalhar? Gosto muito de trabalhar os Contos de fadas com os alunos do primeiro ano. Principalmente na construção de valores éticos e morais e vejo como uma forma de trazer a tona alguns aspectos da vida familiar da criança. Procuro dialogar sobre o final da história, perguntando o que gostariam que acontecesse com o indivíduo mau ( o lobo, a Bruxa, etc.) e muitos respondem que ele deveria ser preso pela polícia, evidenciando talvez um desejo relacionado a alguém que esteja lhe fazendo mal ou que o esteja machucando, pois nossas crianças tem muitos problemas familiares. Nós também fazemos a “reescrita” através de desenhos, modificando personagens de acordo com a preferência de cada um e nesses momentos trabalho questões étnicas, sociais, bullying, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário