INDICADORES
DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA
Gestão democrática
|
Gestão patrimonialista
|
►
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
|
►UTILIZAÇÃO
DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO
|
►EXISTÊNCIA
DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
|
►CRITÉRIOS
PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
|
►ACESSO
DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
|
►INEXISTÊNCIA
DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
|
►TRANSPARÊNCIA
NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
|
►DISPARIDADE
ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
|
►ACESSO
À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR
|
►UTILIZAÇÃO
PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E
PEDAGÓGICA DA ESCOLA
|
►MEDIAÇÕES
INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E
ESCOLA
|
►AUSÊNCIA
DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO
SISTEMA DE ENSINO
|
►CRITÉRIOS
IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
|
►UTILIZAÇÃO
DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
|
►EQUIVALÊNCIA
ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
|
►AUSÊNCIA
DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
|
►BUROCRATIZAÇÃO
DA INFORMAÇÃO
|
QUADRO BASEADO
EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia
e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública
municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)
https://moodle.ufrgs.br/mod/assign/view.php?id=1220046- tarefa
Nenhum comentário:
Postar um comentário