Marcadores

sábado, 8 de julho de 2017

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

 
                                 A APRENDIZAGEM PELOS  PROJETOS PEDAGÓGICOS



    Como pensar a aprendizagem sem levar em consideração o ser que aprende e como ele aprende? Eu sempre me questionei nesse sentido e principalmente quando ouvia relatos dos meus colegas sobre os fracassos dos alunos. Sempre me entristeceram esses relatos sobre o fracasso escolar em salas de professores porque achava injusto o fato de nivelarem os alunos e os rotularem como "os que aprendem" e "os que não aprendem", "os esforçados e os preguiçosos". Sempre achei que o aluno não estava errado, errado era o professor que não conseguia despertar em alguns alunos o desejo pelo aprender, o entusiasmo pelos conteúdos ensinados. E hoje, com a experiência dos Projetos Pedagógicos eu percebo onde está o erro. Na verdade, eu não sei se é um erro, porém prejudica o desempenho escolar do aluno a situação de aprendizagem onde se faz dele um mero espectador. penso que os alunos devem ser parte ativa nesse processo. Penso que escolher o que será assunto das aprendizagens desperta no aluno um interesse pelo conteúdo pois esse será parte de seu cotidiano, trazendo respostas a seus questionamentos. De acordo com Léa Fagundes ( ett all , 1999 ) " Não se dá oportunidade ao aluno para qualquer escolha. Não lhe cabe tomar decisões. Espera- se sua total submissão a regras impostas pelo sistema.". Sendo assim, o aluno é considerado um ser que não pensa e é preciso "injetar- lhe" conhecimentos. Quando ele não aceita se submeter ao sistema é considerado inapto e reprovado. Quantos , muitas vezes são expulsos das escolas e fadados ao fracasso? Para fagundes (ett all , 1999 ) " Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses,  seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas.", tomando a meu ver as rédeas de seu aprendizado sentir- se -á motivado e desejoso de aprender.


REFERÊNCIAS:

FAGUNDES, L.,Maçada, D, Sato, ; Aprendizes do futuro, as Inovações Começaram, MEC, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário