Olá! Seja bem- vindo ao meu blog! Meu nome é Débora Terezinha. Sou aluna da UFRGS no curso de Pedagogia PEAD 2014 Trabalho na E.E.E.F. João XXIII no bairro Niterói, em Canoas, atuando com o 5º ano do ensino fundamental, no turno da manhã e com o 1º ano do ensino fundamental, no turno da tarde, em regime de 40 horas semanais.
Marcadores
- " Psicologia da Vida Adulta
- "ESCOLAS GAIOLAS""ESCOLAS ASAS"
- #agosto2016
- #argumentoseevidencias
- #argumentoseevidências
- #LITERATURA
- #Organização e Gestão da Educação
- #primeirapostagemde2016
- #primeirasemanadeabril
- #primeirasemanadedezembro
- #primeirasemanadedezembro FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- #primeirasemanadejulho
- #primeirasemanadejunho
- #primeirasemanademaio
- #primeirasemanademaio LIBRAS
- #primeirasemanademarço/2018/1
- #primeirasemanadenovembro
- #PRIMEIRASEMANADENOVEMBRO/2018
- #primeirasemanadenovembro2017
- #primeirasemanadeoutubro
- #PRIMEIRASEMANADEOUTUBRO/2018; S.I.CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- #primeirasemanadeoutubro2017 EIXOVI
- #primeirasemanadesetembro
- #primeirasemanadesetembro2017-EIXO VI
- #primeirasemandedezembro2017
- #Projetopedagógicoemação
- #projetosdeaprendizagem
- #quartasemanadeabril
- #quartasemanadeagosto2017
- #quartasemanadejunho
- #quartasemanademaio
- #quartasemanademarço
- #quartasemanadenovembro
- #quartasemanadenovembro2017
- #quartasemanadeoutubro
- #quartasemanadeoutubro 2017
- #QUARTASEMANADEOUTUBRO/2018
- #quartasemanadesetembro
- #QUARTASEMANADESETEMBRO/2018
- #quartasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #RevisitandoPostagens
- #RevisitandoPostagens 5
- #RevisitandoPostagens1
- #S2#03a06/04#SEMINÁRIOINTEGRADOR#EIXOV#2017
- #segundasemanadeabril
- #segundasemanadedezembro
- #segundasemanadedezembro2017
- #segundasemanadejulho
- #segundasemanadejunho
- #segundasemanademaio
- #segundasemanademarço
- #segundasemanademarço 2018/1
- #segundasemanadenovembro
- #SEGUNDASEMANADENOVEMBRO/2018
- #segundasemanadenovembro2017
- #segundasemanadeoutubro
- #SEGUNDASEMANADEOUTUBRO/2018
- #segundasemanadeoutubro2017
- #SegundaSemanadeSetembro
- #segundasemanadesetembro: Institucionalização
- #SEGUNDASEMANADESETEMBRO/2018
- #segundasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #SI #EIXOIII
- #terceirasemanadeabril
- #terceirasemanadedezembro
- #terceirasemanadejulho
- #terceirasemanadejunho
- #terceirasemanademaio
- #terceirasemanademarço
- #terceirasemanadenovembro
- #terceirasemanadenovembro2017
- #terceirasemanadeoutubro
- #TERCEIRASEMANADEOUTUBRO/2018
- #terceirasemanadeoutubro2017 EIXO VI
- #terceirasemanadesetembro: PSICO 1
- #TERCEIRASEMANADESETEMBRO/2018
- #terceirasemanadesetembro2017 EIXOVI
- 10
- 2
- 2017 EIXOVI
- 3
- 4
- 6
- 7
- 8
- 9
- A Geografia nos espaços escolares
- APRENDIZAGENS
- C
- CERTEZAS (P.A.)
- CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
- CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
- Didática
- Didática e Planejamento
- DIDÁTICA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
- EIXO VI
- EJA
- ELETIVA 1
- Escola e Cultura
- Escolarização
- ESCOLARIZAÇÃO/ ESPAÇO/ TEMPO
- Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- História e sociedade
- HISTÓRIA NA ESCOLA
- INFÂNCIAS
- LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
- LIBRAS
- Linguagem e Educação
- Literatura
- Ludicidade
- LUDICIDADE #argumentoseevidências
- MARCAS DA VIDA
- Memórias
- MÚSICA NA ESCOLA
- obrigatoriedade
- Organização do Ensino Fundamental
- Organização e Gestão da Educação
- Prática pedagógica
- PROJETO AMORA
- Projeto Pedagógico em ação
- PSICO 1
- Psicologia da Vida Adulta
- Quem sou
- Questões Étnico-Raciais na Educação
- Qustões Étnico-Raciais na Educação
- REFLETINDO SOBRE AVALIAÇÃO
- refletindo sobre os processos criativos #PRIMEIRASEMANADESETEMBRO
- Reflexões
- Representação do Mundo pela Matemática
- Representação do Mundo pelas Ciências
- Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
- S.I
- S.I.
- S.I. EIXO IX
- S.I. EIXOVIII
- S.I.EIXO VII
- S.I.VI
- S1#27a30/03#PROJETOPEDAGOGICOEMAÇÃO#EIXOV#2017
- S3#10a13/04#PSICOLOGIADAVIDAADULTA#EIXOV#2017
- SEMINÁRIO INTEGRADOR
- Seminário Integrador Eixo V
- Seminário Integrador V
- Seminário Integrador VI
- SI2
sábado, 8 de julho de 2017
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
A APRENDIZAGEM PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Como pensar a aprendizagem sem levar em consideração o ser que aprende e como ele aprende? Eu sempre me questionei nesse sentido e principalmente quando ouvia relatos dos meus colegas sobre os fracassos dos alunos. Sempre me entristeceram esses relatos sobre o fracasso escolar em salas de professores porque achava injusto o fato de nivelarem os alunos e os rotularem como "os que aprendem" e "os que não aprendem", "os esforçados e os preguiçosos". Sempre achei que o aluno não estava errado, errado era o professor que não conseguia despertar em alguns alunos o desejo pelo aprender, o entusiasmo pelos conteúdos ensinados. E hoje, com a experiência dos Projetos Pedagógicos eu percebo onde está o erro. Na verdade, eu não sei se é um erro, porém prejudica o desempenho escolar do aluno a situação de aprendizagem onde se faz dele um mero espectador. penso que os alunos devem ser parte ativa nesse processo. Penso que escolher o que será assunto das aprendizagens desperta no aluno um interesse pelo conteúdo pois esse será parte de seu cotidiano, trazendo respostas a seus questionamentos. De acordo com Léa Fagundes ( ett all , 1999 ) " Não se dá oportunidade ao aluno para qualquer escolha. Não lhe cabe tomar decisões. Espera- se sua total submissão a regras impostas pelo sistema.". Sendo assim, o aluno é considerado um ser que não pensa e é preciso "injetar- lhe" conhecimentos. Quando ele não aceita se submeter ao sistema é considerado inapto e reprovado. Quantos , muitas vezes são expulsos das escolas e fadados ao fracasso? Para fagundes (ett all , 1999 ) " Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas.", tomando a meu ver as rédeas de seu aprendizado sentir- se -á motivado e desejoso de aprender.
REFERÊNCIAS:
FAGUNDES, L.,Maçada, D, Sato, ; Aprendizes do futuro, as Inovações Começaram, MEC, 1999.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário