A minha Escola é contemplada pelos programas PDDE , PDE, mas não consegui informação sobre o Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares. Sei que a principal dificuldade desses recursos são a burocracia, pois quando há troca de gestão se tem que esperar muito tempo até a regularização e nesse ínterim as demandas continuam a exigir respostas. A questão dos valores a receber por aluno também são mínimos, para a merenda escolar por exemplo, apesar de nossa escola ter muitos alunos de periferia e oriundos de famílias carentes. No meu entender, reconheço que o que muitas vezes nos falta é o conhecimento sobre todos os direitos e as política públicas que possam favorecer a educação como um todo, que poderiam nos ajudar na prática educativa e consequentemente ao nosso aluno. O que nos apresentam muitas vezes são papéis e mais papéis para assinar sem que realmente saibamos o que significam e até mesmo nas construções coletivas fica a dúvida: será que é realmente implantado no contexto da Escola, o que se coloca no papel?
Com respeito ao Programa de Fortalecimento de conselhos Escolares seria bem interessante que as comunidades escolares possam ser auxiliadas na compreensão de seus direitos e se empoderar no sentido de poder deliberar sobre as tomadas de decisão no âmbito escolar e que efetivamente resultassem em benefícios para o aluno e o fazer pedagógico.Muitas vezes não sabemos onde foram utilizados os recursos recebidos, ou se sabemos, nem sempre é utilizado onde deveria ser. se um dos objetivos é "ampliar a participação da comunidade escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas." ( Dourado, 2007 p. 935 )
REFERÊNCIAS:
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: Limites e Perspectivas, 2007 p.935.
Nenhum comentário:
Postar um comentário