RELATÓRIO SÍNTESE SOBRE A FINALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE
APRENDIZAGEM
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
Essa proposta de trabalho foi realizada com o primeiro e com
o quinto ano. Após as disparedas das questões norteadoras das pesquisas e
escolhidas aquelas que fariam parte desse momento do trabalho, saímos em busca
do material que iríamos utilizar e as fontes de pesquisa para o trabalho. Foram
realizadas pesquisas no laboratório de informática e também em livros. Também
foram coletados materiais em casa seja da internet ou de livros e revistas, que
pudesse nos ajudar a encontrara as respostas para nossas questões. Conhecemos a
diversidade e o modo de vida de muitas famílias em variadas regiões do Brasil e
nas zonas rurais , o seu trabalho, seu modo de vida e sua fonte de renda. As
diversas festas familiares e regionais, como as folclóricas, por exemplo: O
Bumba- meu- boi, que por sinal conta a história de uma família. Das famílias
que se sustentam através das exposições de suas artes, como a argilogravura, obtivemos
o conhecimento sobre o barro e a secagem das peças. Sobre o autor Monteiro
Lobato se percebe que tem o perfil do regionalismo em suas obras e o Sítio do
Picapau Amarelo, além do cenário rural, nos traz as riquezas do imaginário
popular, personificadas em suas figuras folclóricas e familiares, o que ajudou
os alunos a elaborarem conceitos para seus esquemas e resumos facilitando sua
compreensão sobre as famílias e suas diversas configurações. Para o primeiro
ano, ainda estamos em andamento com o projeto de aprendizagem, buscando as
respostas para nossas questões sobre o nascimento e crescimento das plantinhas.
Sobre o bolo já compreenderam na prática o que o faz crescer e a sua matéria-
prima (fizeram em sala de aula o bolo da Tia Nastácia) construindo a receita
através de desenhos e aprenderam uma unidade de medida: a lata. Na horta que
plantaram estão observando diariamente o crescimento das plantinhas que
semearam e das mudinhas que plantaram. Eles aprenderam sobre os cuidados com as
plantas e todos os dias um grupinho é selecionado para regar, tirar as
plantinhas invasoras e verificar se tem bichinhos atacando, fazendo assim
saídas de campo, com seus caderninhos para fazer suas “anotações” sobre o que é
observado. Há muitos conceitos hoje sobre esse processo, porém para Hernández,
(1998 )
Esse processo é o que, com nomes
diferentes, preocupa, na atualidade, àqueles que consideram que se deva
repensar e reinventar a escola se quisermos oferecer possibilidades de
construção da própria identidade como sujeitos históricos e como cidadãos ( e
não só de aprender “ conteúdos” ) àqueles que acedem a ela. Uma construção que
tem presente as relações que os indivíduos estabelecem com as diferentes
experiências culturais e , em especial, com os conhecimentos que podem ter
relevância para eles e elas, numa época em mudança, como a que estamos vivendo.
Sem esquecer que a Escola, se reinventada, pode favorecer que as pessoas que sofrem
diferentes formas de exclusão e discriminação encontrem um “ lugar” a partir do
qual possam escrever sua própria história.( Hernàndez, 1998,p.16) RELATÓRIO SÍNTESE SOBRE A FINALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE
APRENDIZAGEM
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
Essa proposta de trabalho foi realizada com o primeiro e com
o quinto ano. Após as disparedas das questões norteadoras das pesquisas e
escolhidas aquelas que fariam parte desse momento do trabalho, saímos em busca
do material que iríamos utilizar e as fontes de pesquisa para o trabalho. Foram
realizadas pesquisas no laboratório de informática e também em livros. Também
foram coletados materiais em casa seja da internet ou de livros e revistas, que
pudesse nos ajudar a encontrara as respostas para nossas questões. Conhecemos a
diversidade e o modo de vida de muitas famílias em variadas regiões do Brasil e
nas zonas rurais , o seu trabalho, seu modo de vida e sua fonte de renda. As
diversas festas familiares e regionais, como as folclóricas, por exemplo: O
Bumba- meu- boi, que por sinal conta a história de uma família. Das famílias
que se sustentam através das exposições de suas artes, como a argilogravura, obtivemos
o conhecimento sobre o barro e a secagem das peças. Sobre o autor Monteiro
Lobato se percebe que tem o perfil do regionalismo em suas obras e o Sítio do
Picapau Amarelo, além do cenário rural, nos traz as riquezas do imaginário
popular, personificadas em suas figuras folclóricas e familiares, o que ajudou
os alunos a elaborarem conceitos para seus esquemas e resumos facilitando sua
compreensão sobre as famílias e suas diversas configurações. Para o primeiro
ano, ainda estamos em andamento com o projeto de aprendizagem, buscando as
respostas para nossas questões sobre o nascimento e crescimento das plantinhas.
Sobre o bolo já compreenderam na prática o que o faz crescer e a sua matéria-
prima (fizeram em sala de aula o bolo da Tia Nastácia) construindo a receita
através de desenhos e aprenderam uma unidade de medida: a lata. Na horta que
plantaram estão observando diariamente o crescimento das plantinhas que
semearam e das mudinhas que plantaram. Eles aprenderam sobre os cuidados com as
plantas e todos os dias um grupinho é selecionado para regar, tirar as
plantinhas invasoras e verificar se tem bichinhos atacando, fazendo assim
saídas de campo, com seus caderninhos para fazer suas “anotações” sobre o que é
observado. Há muitos conceitos hoje sobre esse processo, porém para Hernández,
(1998 )
Esse processo é o que, com nomes
diferentes, preocupa, na atualidade, àqueles que consideram que se deva
repensar e reinventar a escola se quisermos oferecer possibilidades de
construção da própria identidade como sujeitos históricos e como cidadãos ( e
não só de aprender “ conteúdos” ) àqueles que acedem a ela. Uma construção que
tem presente as relações que os indivíduos estabelecem com as diferentes
experiências culturais e , em especial, com os conhecimentos que podem ter
relevância para eles e elas, numa época em mudança, como a que estamos vivendo.
Sem esquecer que a Escola, se reinventada, pode favorecer que as pessoas que sofrem
diferentes formas de exclusão e discriminação encontrem um “ lugar” a partir do
qual possam escrever sua própria história.( Hernàndez, 1998,p.16)
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