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domingo, 9 de julho de 2017

RELATÓRIO FINAL

RELATÓRIO SÍNTESE SOBRE A FINALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Essa proposta de trabalho foi realizada com o primeiro e com o quinto ano. Após as disparedas das questões norteadoras das pesquisas e escolhidas aquelas que fariam parte desse momento do trabalho, saímos em busca do material que iríamos utilizar e as fontes de pesquisa para o trabalho. Foram realizadas pesquisas no laboratório de informática e também em livros. Também foram coletados materiais em casa seja da internet ou de livros e revistas, que pudesse nos ajudar a encontrara as respostas para nossas questões. Conhecemos a diversidade e o modo de vida de muitas famílias em variadas regiões do Brasil e nas zonas rurais , o seu trabalho, seu modo de vida e sua fonte de renda. As diversas festas familiares e regionais, como as folclóricas, por exemplo: O Bumba- meu- boi, que por sinal conta a história de uma família. Das famílias que se sustentam através das exposições de suas artes, como a argilogravura, obtivemos o conhecimento sobre o barro e a secagem das peças. Sobre o autor Monteiro Lobato se percebe que tem o perfil do regionalismo em suas obras e o Sítio do Picapau Amarelo, além do cenário rural, nos traz as riquezas do imaginário popular, personificadas em suas figuras folclóricas e familiares, o que ajudou os alunos a elaborarem conceitos para seus esquemas e resumos facilitando sua compreensão sobre as famílias e suas diversas configurações. Para o primeiro ano, ainda estamos em andamento com o projeto de aprendizagem, buscando as respostas para nossas questões sobre o nascimento e crescimento das plantinhas. Sobre o bolo já compreenderam na prática o que o faz crescer e a sua matéria- prima (fizeram em sala de aula o bolo da Tia Nastácia) construindo a receita através de desenhos e aprenderam uma unidade de medida: a lata. Na horta que plantaram estão observando diariamente o crescimento das plantinhas que semearam e das mudinhas que plantaram. Eles aprenderam sobre os cuidados com as plantas e todos os dias um grupinho é selecionado para regar, tirar as plantinhas invasoras e verificar se tem bichinhos atacando, fazendo assim saídas de campo, com seus caderninhos para fazer suas “anotações” sobre o que é observado. Há muitos conceitos hoje sobre esse processo, porém para Hernández, (1998 )

Esse processo é o que, com nomes diferentes, preocupa, na atualidade, àqueles que consideram que se deva repensar e reinventar a escola se quisermos oferecer possibilidades de construção da própria identidade como sujeitos históricos e como cidadãos ( e não só de aprender “ conteúdos” ) àqueles que acedem a ela. Uma construção que tem presente as relações que os indivíduos estabelecem com as diferentes experiências culturais e , em especial, com os conhecimentos que podem ter relevância para eles e elas, numa época em mudança, como a que estamos vivendo. Sem esquecer que a Escola, se reinventada,  pode favorecer que as pessoas que sofrem diferentes formas de exclusão e discriminação encontrem um “ lugar” a partir do qual possam escrever sua própria história.( Hernàndez, 1998,p.16)RELATÓRIO SÍNTESE SOBRE A FINALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
Essa proposta de trabalho foi realizada com o primeiro e com o quinto ano. Após as disparedas das questões norteadoras das pesquisas e escolhidas aquelas que fariam parte desse momento do trabalho, saímos em busca do material que iríamos utilizar e as fontes de pesquisa para o trabalho. Foram realizadas pesquisas no laboratório de informática e também em livros. Também foram coletados materiais em casa seja da internet ou de livros e revistas, que pudesse nos ajudar a encontrara as respostas para nossas questões. Conhecemos a diversidade e o modo de vida de muitas famílias em variadas regiões do Brasil e nas zonas rurais , o seu trabalho, seu modo de vida e sua fonte de renda. As diversas festas familiares e regionais, como as folclóricas, por exemplo: O Bumba- meu- boi, que por sinal conta a história de uma família. Das famílias que se sustentam através das exposições de suas artes, como a argilogravura, obtivemos o conhecimento sobre o barro e a secagem das peças. Sobre o autor Monteiro Lobato se percebe que tem o perfil do regionalismo em suas obras e o Sítio do Picapau Amarelo, além do cenário rural, nos traz as riquezas do imaginário popular, personificadas em suas figuras folclóricas e familiares, o que ajudou os alunos a elaborarem conceitos para seus esquemas e resumos facilitando sua compreensão sobre as famílias e suas diversas configurações. Para o primeiro ano, ainda estamos em andamento com o projeto de aprendizagem, buscando as respostas para nossas questões sobre o nascimento e crescimento das plantinhas. Sobre o bolo já compreenderam na prática o que o faz crescer e a sua matéria- prima (fizeram em sala de aula o bolo da Tia Nastácia) construindo a receita através de desenhos e aprenderam uma unidade de medida: a lata. Na horta que plantaram estão observando diariamente o crescimento das plantinhas que semearam e das mudinhas que plantaram. Eles aprenderam sobre os cuidados com as plantas e todos os dias um grupinho é selecionado para regar, tirar as plantinhas invasoras e verificar se tem bichinhos atacando, fazendo assim saídas de campo, com seus caderninhos para fazer suas “anotações” sobre o que é observado. Há muitos conceitos hoje sobre esse processo, porém para Hernández, (1998 )

Esse processo é o que, com nomes diferentes, preocupa, na atualidade, àqueles que consideram que se deva repensar e reinventar a escola se quisermos oferecer possibilidades de construção da própria identidade como sujeitos históricos e como cidadãos ( e não só de aprender “ conteúdos” ) àqueles que acedem a ela. Uma construção que tem presente as relações que os indivíduos estabelecem com as diferentes experiências culturais e , em especial, com os conhecimentos que podem ter relevância para eles e elas, numa época em mudança, como a que estamos vivendo. Sem esquecer que a Escola, se reinventada,  pode favorecer que as pessoas que sofrem diferentes formas de exclusão e discriminação encontrem um “ lugar” a partir do qual possam escrever sua própria história.( Hernàndez, 1998,p.16)

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