PLANO DE AÇÃO
METAS
OBJETIVOS
- Levantar as questões de pesquisa na turma, realizando o
inventário dos conhecimentos da turma, levando em conta seus centros de
interesse, com a finalidade de construir um projeto de aprendizagem;
- Elaborar o diário de bordo levantando as dúvidas e
certezas, as certezas provisórias e a organização das ideias e as coletas de
informações;
- Pesquisar conceitos através de leituras deleite e leituras
para coleta de informações;
- Esquematizar os conceitos aprendidos e socializar os temas
através de elaboração de um mapa conceitual simplificado e de forma coletiva.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
- Maio e junho de 2017;
DESENVOLVIMENTO DAS METAS
- Após explicar para a turma sobre o significado de um
projeto de aprendizagem foi proposto que os alunos fizessem perguntas das quais
gostariam de encontrar as respostas. Que não se preocupassem em responder mas
em perguntar. Nesse momento surgiram então as mais diversas perguntas,
perguntaram de tudo. O que motivou bastante diversão nas turmas. Digo turmas
porque realizei a mesma proposta com o primeiro e com o quinto ano.
Como estávamos em meio a um projeto solicitado pela direção
em que fosse trabalhado o tema literatura e família acabei escolhendo entre as questões de pesquisa propostas
aquelas que pudessem ser contempladas dentro do projeto de estudos da escola.
Ficaram então as seguintes questões; Para o quinto ano – O que é família? – O
que é Planeta Terra? – O que é trabalho? E para o primeiro ano: - O que é
família? – Como nascem as plantas? Por que o bolo cresce? Nas duas turmas foi
feita a questão sobre família apesar de o tema ter surgido originalmente de uma
questão proposta por uma menina do quinto ano, em que a mesma qustionou: Por
que meu pai está preso e minha mãe me deu um padrasto? A pergunta no primeiro
momento chocou a turma e ficamos em silêncio por um momento. Depois de me
recuperar do susto, propous a turma que conversassemos sobre todas as suas
famílias e como eram configuradas. Respondi a aluna que eu não sabia responder
a sua pergunta mas que iríamos pesquisar e tentar compreender como as famílias
se formam e os problemas que enfrentam. Foram utilizadas metodologias de
pesquisa e o autor Monteiro Lobato com os personagens do Sítio do Pica- pau
Amarelo com as duas turmas, vito que o Sítio é um ambiente onde convivem
harmoniosamente muitas personagens diferentes e a figura central é uma avó.
Situação comum enfrentada por muitas famílias em nossa comunidade , onde a avó
cria os netos, o pai é figura ausente e a mãe muitas vezes envolvida em outros
assuntos ou relacionamentos e até mesmo drogatição. Foram elaborados, em grupo os mapas
conceituais, onde foram colocados os conceitos aprendidos. Com o primeiro ano
trabalhamos as questões familiares, pesquisamos sobre as diferentes
configurações de famílias e para responder as outras duas questões decidimos
fazer o bolo da Tia Nastácia e a Horta do Sítio, assim poderíamos observar os
processos e aprender. Fizemos o passo a passo da receita em um esquema com
desenhos visto que muitos não sabem ainda escrever. E para a compreensão da
questão que envolve as plantas estão observando as etapas do crescimento na
Horta, fazendo desenhos de cada etapa e tirando conclusões. As próprias
crianças realizam a rega diária das hortaliças semeadas e dos temperos.
Sobre o mapa conceitual família, foi elaborado um esquema
onde centralizado o vocábulo família e após os conceitos encontrados e
inferidos, como por exemplo: Família” é um conjunto de pessoas que se amam,
vivem juntos, e nem sempre tem o mesmo sangue”; Família “é uma pessoa que cuida
e ama e outras que são cuidadas e amadas; famílias trabalham juntas e vivem
juntas, mas nem sempre tem o pai e a mãe, as vezes tem dois pais, duas mães ou
só uma vovó.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário