Marcadores

sábado, 8 de julho de 2017

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO
METAS
OBJETIVOS
- Levantar as questões de pesquisa na turma, realizando o inventário dos conhecimentos da turma, levando em conta seus centros de interesse, com a finalidade de construir um projeto de aprendizagem;
- Elaborar o diário de bordo levantando as dúvidas e certezas, as certezas provisórias e a organização das ideias e as coletas de informações;
- Pesquisar conceitos através de leituras deleite e leituras para coleta de informações;
- Esquematizar os conceitos aprendidos e socializar os temas através de elaboração de um mapa conceitual simplificado e de forma coletiva.
               PERÍODO DE REALIZAÇÃO
- Maio e junho de 2017;
DESENVOLVIMENTO DAS METAS
- Após explicar para a turma sobre o significado de um projeto de aprendizagem foi proposto que os alunos fizessem perguntas das quais gostariam de encontrar as respostas. Que não se preocupassem em responder mas em perguntar. Nesse momento surgiram então as mais diversas perguntas, perguntaram de tudo. O que motivou bastante diversão nas turmas. Digo turmas porque realizei a mesma proposta com o primeiro e com o quinto ano.
Como estávamos em meio a um projeto solicitado pela direção em que fosse trabalhado o tema literatura e família acabei escolhendo  entre as questões de pesquisa propostas aquelas que pudessem ser contempladas dentro do projeto de estudos da escola. Ficaram então as seguintes questões; Para o quinto ano – O que é família? – O que é Planeta Terra? – O que é trabalho? E para o primeiro ano: - O que é família? – Como nascem as plantas? Por que o bolo cresce? Nas duas turmas foi feita a questão sobre família apesar de o tema ter surgido originalmente de uma questão proposta por uma menina do quinto ano, em que a mesma qustionou: Por que meu pai está preso e minha mãe me deu um padrasto? A pergunta no primeiro momento chocou a turma e ficamos em silêncio por um momento. Depois de me recuperar do susto, propous a turma que conversassemos sobre todas as suas famílias e como eram configuradas. Respondi a aluna que eu não sabia responder a sua pergunta mas que iríamos pesquisar e tentar compreender como as famílias se formam e os problemas que enfrentam. Foram utilizadas metodologias de pesquisa e o autor Monteiro Lobato com os personagens do Sítio do Pica- pau Amarelo com as duas turmas, vito que o Sítio é um ambiente onde convivem harmoniosamente muitas personagens diferentes e a figura central é uma avó. Situação comum enfrentada por muitas famílias em nossa comunidade , onde a avó cria os netos, o pai é figura ausente e a mãe muitas vezes envolvida em outros assuntos ou relacionamentos e até mesmo drogatição.  Foram elaborados, em grupo os mapas conceituais, onde foram colocados os conceitos aprendidos. Com o primeiro ano trabalhamos as questões familiares, pesquisamos sobre as diferentes configurações de famílias e para responder as outras duas questões decidimos fazer o bolo da Tia Nastácia e a Horta do Sítio, assim poderíamos observar os processos e aprender. Fizemos o passo a passo da receita em um esquema com desenhos visto que muitos não sabem ainda escrever. E para a compreensão da questão que envolve as plantas estão observando as etapas do crescimento na Horta, fazendo desenhos de cada etapa e tirando conclusões. As próprias crianças realizam a rega diária das hortaliças semeadas e dos temperos.

Sobre o mapa conceitual família, foi elaborado um esquema onde centralizado o vocábulo família e após os conceitos encontrados e inferidos, como por exemplo: Família” é um conjunto de pessoas que se amam, vivem juntos, e nem sempre tem o mesmo sangue”; Família “é uma pessoa que cuida e ama e outras que são cuidadas e amadas; famílias trabalham juntas e vivem juntas, mas nem sempre tem o pai e a mãe, as vezes tem dois pais, duas mães ou só uma vovó.”








Nenhum comentário:

Postar um comentário