Marcadores

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

                   REFLETINDO SOBRE A ESCOLA E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
"Pensar a sociedade em que vivemos não nos faz melhores se não voltarmos nossos olhares para o passado, refletir sobre os costumes e ideias dos poderes que nos dominam desde quando éramos uma colônia e servíamos aos interesses da Metrópole que nos transformava em capital...somos ainda essa sociedade que serve às classes dominantes. O filme " Quanto Vale ou é por quilo?" nos faz perceber que o Brasil de hoje ainda explora e discrimina, pois vemos muitos seres humanos que ainda vivem à margem da sociedade que muitas vezes necessitam de ações que mais lembram "caridade" do que políticas que construam a real cidadania. Quando percebemos as estratégias políticas que muitas vezes sustentam a educação embasadas nessa necessidade de "se dar bem" a qualquer preço realmente vemos, o ser humano ainda escravo. A escola tem por dever transformar o ser humano através da sua liberdade de pensar, mas principalmente construir um homem digno, honesto e consciente de seu poder de transformação social. Realmente se sua liberdade não se faz em bases éticas o homem não é livre pois serve ao capital que o compra. Porém quais os caminhos para essa construção ética? Essa resposta precisa ser construída pela sociedade e penso que a melhor estrada é a educação que respeite as individualidades.
    Realmente, quando refletimos sobre a questão que o texto nos traz "de que forma uma escola com pensamentos e atitudes modernas pode se estabelecer dentro de uma sociedade pós- moderna?" assusta- nos a realidade que vemos dentro de nossas salas de aula. Quantas vezes pensei estar diante de uma realidade "jesuítica" e isso se reflete principalmente na posição do professor que não reavalia sua prática, não admite ser questionado em sua metodologia e acha que o que deu certo durante vinte dará certo para sempre. Quando vemos professores que somente mudam os cadernos e as datas em seus diários de classe passando atividades de um caderno para outro durante décadas...pergunto: Isso é planejamento? Não! É cópia! E assim vamos copiando geração após geração e ainda queremos que a escola tenha sucesso. Como a colega afirma é urgente que os educadores repensem os métodos, o currículo, as abordagens, porque no mínimo devemos refletir que os tempos mudaram, as mentes mudaram e que o sistema já não pode mais dominar, até porque a todo momento percebemos que indivíduos se rebelam contra o sistema. E também penso da mesma forma...o caminho vamos descobrindo...não há receitas prontas para a educação e nem pode haver pois ela não é uma coisa extática. As estradas precisamos construir mas para isso tem que se refletir, ser humilde, entender que somos aprendizes e que no espaço da escola deve haver espaço para o diálogo e a compreensão que deve mediar as relações sociais"

https://lavitamiajoaozinho.blogspot.com/search?updated-max=2015-11-21T13:04:00-08:00&max-results=7&reverse-paginate=true

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Nessa postagem reflito sobre as práticas escolares e questiono a mesmice que se perpetua nas instituições escolares e hoje me pergunto por que tanta dificuldade nos alcança? Por que a escola pública tem tanta dificuldade para se atualizar em suas práticas? Vejo que nossa maior dificuldade está nas verbas, nos materiais de que dispomos, pois mesmo com muita boa vontade de aplicar novos contextos aprendidos em formações, esbarramos em laboratórios de informática sem computadores, sem internet e os alunos com poucos recursos não tem acesso a computador, pelo menos uma grande maioria possui apenas celular e as vezes não tem internet. Nós professores também temos muitas dificuldades para trabalhar com as tecnologias, por não ter conhecimento técnico. Hoje me vejo como um aprendiz, junto aos meus alunos. Muitas vezes, frente a um notebok ou um celular,  é um aluno que nos socorre e isso para mim é uma parceria fascinante, pois sou professora e sou aluna nesse contexto. Dessa forma, nossa sala de aula se transforma em um laboratório de aprendizagens e deixa de ser aquela espaço de reprodução em que se transformou ao longo de sua história. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário