Marcadores

sexta-feira, 10 de julho de 2020

REVISITANDO POSTAGENS 2019/2018


POSTAGEM 02
DATA: 2018/1

ENDEREÇO:  Marcadores: 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O PAI DA DIDÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA

    Ao escolher essa postagem onde comento sobre o pensamento de Comênio, ainda não tinha muito firme a ideia de inovação pedagógica e o quanto esse autor, apesar da distância no tempo que há entre nós, já nos chamava a atenção para as metodologias ativas, pois somente assim podemos trabalhar respeitando as especificidades dos alunos, respeitando sua diversidade e vivência socio-cultural, considerando que o aluno é um indivíduo que traz consigo suas diferenças. Cada aluno, sendo diferente do grupo que o rodeia aprende de forma própria e diferenciada e cabe ao professor propiciar momentos para que essas aprendizagens ocorram, se colocando não como o centro do processo de aprendizagem, mas como um mediador e facilitador desse processo, tendo para isso sua atenção voltada ao aluno, trazendo metodologias que o motivem e satisfaçam sua curiosidade, despertando o desejo de aprender. Agora, em meu estágio, reflito sobre Comênio e ideias, pensando que as tecnologias digitais são as ferramentas do meu tempo e que meus alunos são sujeitos nascidos nesse meio digital que permeia toda nossa sociedade e que são atingidos pelas mídias em todas as suas descobertas desde o nascimento e que portanto, esses recursos não podem faltar para a aprendizagem dos alunos do século XXI. As salas de aula, nesse sentido, serão laboratórios para que os alunos conectados com o mundo, tenham desejo de aprender, porém o professor será sempre o mediador desse processo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário