POSTAGEM 09
ENDEREÇO: Marcadores: #QUARTASEMANADESETEMBRO/2018, S.I. EIXOVIII
DATA: 2018/2
MINHA CAMINHADA NO PEAD/UFRGS
"Nesse momento de minha caminhada no PEAD, considero- me muito mais aluna do que professora. Estar aprendendo sobre "resistências" é meu maior aprendizado. Sofro desse mal também, também resisto ao que me incomoda e uma das coisas que mais me incomodam é o desinteresse do aluno, motivado pelo fazer comum do professor. E agora isso é minha meta de vida. Tentar aprender mais para poder auxiliar meu aluno, pois esse aluno hoje não se encaixa mais nos modelos formatados para eles. Temos hoje um imenso desafio: O desafio de trazer para nós professores o aprendizado com as plataformas digitais e com as mídias, tornando a sala de aula muito mais interativa e um degrau para outras conquistas. Vejo que as relações pedagógicas passam por esse caminho também e para nós professores não deve haver mais uma parede separando nossa sala de aula de outros ambientes de aprendizagem como por exemplo as mídias, as pesquisas na internet com os computadores e as aulas a distância".
Essa postagem me remete a um tempo onde me tornei aprendiz, para auxiliar meus alunos em novos tempos de aprendizagem. Porém, eu não imaginava que esses novos tempos chegariam com tantas imposições e que toda minha aprendizagem no PEAD seria a base para minha metodologia. Nós professores estamos enfrentando muitas dificuldades nesse tempo de pandemia, mas a mais desafiadora é com certeza o planejamento das aulas on line. Quando iniciei meu estágio, o desafio era manter os alunos focados na sala de aula, quando o que mais queriam era estar conectados em seus smartphones, o que causava muito desconforto para alguns professores. Hoje não há paredes em nossa sala de aula e a conexão com ela só pode ser através celulares, tablets ou notebooks. Para alunos de escola pública a grande maioria é através de celulares que se conecta às aulas.Para os professores um desassossego geral, porque jamais imaginaram que as tecnologias que tanto fugiam, hoje é o único recurso possível para seu trabalho. O conceito de aula híbrida que se delineava em nossos ideais pedagógicos como uma inovação, hoje é uma realidade.
Segundo Ziede (2012), se se conseguisse que um número maior de
professores trabalhassem com os alunos nos laboratórios, com "ambientes
digitais de aprendizagem" (blogs, wikis e outros), com simulações e com projetos
de aprendizagem, nos quais os alunos poderiam desenvolver competências,
certamente teríamos melhores resultados na educação básica e hoje teríamos alunos mais preparados, talvez, para acessar as salas de aula virtuais, num exercício autônomo de aprendizagem, que lhe está sendo exigido. O papel do
professor é fundamental para a inovação, mas não adianta usar a tecnologia sem
uma mudança na metodologia, pois o tempo atual nos prova que os alunos precisam estar preparados para as novas tecnologias. Essa constatação nos leva a questionar e refletir. Qual o impacto da aprendizagem das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos das séries iniciais?
BOLL, C.I. SABEDORIA DIGITAL E INFORMÁTICA EDUCATIVA MÚLTIPLOS “eus” CONTEMPORÂNEOS ENUNCIANDO NUMA MESMA REDE DIALÓGICA. In Educação a distância.../ org. Mill, Reali. São Carlos: EdUFSar, 2016.
BOLL, C.I. SABEDORIA DIGITAL E INFORMÁTICA EDUCATIVA MÚLTIPLOS “eus” CONTEMPORÂNEOS ENUNCIANDO NUMA MESMA REDE DIALÓGICA. In Educação a distância.../ org. Mill, Reali. São Carlos: EdUFSar, 2016.
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