POSTAGEM 06
ENDEREÇO: https://lavitamiajoaozinho.blogspot.com/2019/
Marcadores: #PRIMEIRASEMANADENOVEMBRO/2018, S.I. EIXOVIII
DATA: 2018/2
REVISITANDO PAULO FREIRE
"Educador reconhecido e detentor de grandes premiações no mundo inteiro, Paulo Freire nos dá a exata concepção do que deve ser um projeto de ensino. O mestre nos ensina a partir das indagações e das realidades inseridas nas nossas salas de aula. Não há como se ter uma receita pronta do que seria o fazer pedagógico pois esse fazer se constrói através das pessoas que estão dentro da minha sala de aula, suas vidas, suas histórias e suas vivências lhes ensinarão sobre suas inquietações e seus aprendizados guardados em bagagens onde a curiosidade do outro vai visitar. Somos todos aprendizes dentro de uma sala de aula".
Destaco no post, um pequeno trecho trazido pela professora Cíntia Boll, que sempre me faz refletir sobre as concepções de aprendizagem que trazemos e que são centradas na transmissão de conhecimentos, onde o aluno é ouvinte, e o quanto isso está distante da realidade, conforme o autor, podemos concluir que o aluno está repleto de "palavras e contextos" :
"Eu creio no poder das palavras, na força das palavras, creio que fazemos coisas com as palavras e, também, que as palavras fazem coisas conosco. As palavras determinam nosso pensamento porque não pensamos com pensamentos, mas com palavras, não pensamos a partir de uma suposta genialidade ou inteligência, mas a partir de nossas palavras. E pensar não é somente “raciocinar” ou “calcular” ou “argumentar”, como nos tem sido ensinado algumas vezes, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece" . ( TRECHO DO TEXTO: Notas sobre a experiência e o saber de experiência de Jorge Larrosa Bondía, Universidade de Barcelona, Espanha Tradução de João Wanderley Geraldi Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística).
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf
Uma maneira de ajudar os alunos a se expressar e desenvolver a oralidade são as apresentações de trabalhos em grupos. O grupo, faz a pesquisa, elabora seus materiais e apresenta para os seus colegas o seu trabalho. O trabalho inclui a motivação para o grupo, o diálogo sobre os materiais e recursos utilizados para realizar e apresentar o seu trabalho. A professora deve mediar o trabalho no sentido de que cada um fale a sua opinião e respeite as opiniões dos colegas, dessa forma cada um tem a liberdade de expressão necessárias ao seu desenvolvimento como cidadão. Respeitando a história e o legado de cada família trabalhamos as nossas origens e todo legado dos povos formadores da nossa sociedade.
Uma maneira de ajudar os alunos a se expressar e desenvolver a oralidade são as apresentações de trabalhos em grupos. O grupo, faz a pesquisa, elabora seus materiais e apresenta para os seus colegas o seu trabalho. O trabalho inclui a motivação para o grupo, o diálogo sobre os materiais e recursos utilizados para realizar e apresentar o seu trabalho. A professora deve mediar o trabalho no sentido de que cada um fale a sua opinião e respeite as opiniões dos colegas, dessa forma cada um tem a liberdade de expressão necessárias ao seu desenvolvimento como cidadão. Respeitando a história e o legado de cada família trabalhamos as nossas origens e todo legado dos povos formadores da nossa sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário