Olá! Seja bem- vindo ao meu blog! Meu nome é Débora Terezinha. Sou aluna da UFRGS no curso de Pedagogia PEAD 2014 Trabalho na E.E.E.F. João XXIII no bairro Niterói, em Canoas, atuando com o 5º ano do ensino fundamental, no turno da manhã e com o 1º ano do ensino fundamental, no turno da tarde, em regime de 40 horas semanais.
Marcadores
- " Psicologia da Vida Adulta
- "ESCOLAS GAIOLAS""ESCOLAS ASAS"
- #agosto2016
- #argumentoseevidencias
- #argumentoseevidências
- #LITERATURA
- #Organização e Gestão da Educação
- #primeirapostagemde2016
- #primeirasemanadeabril
- #primeirasemanadedezembro
- #primeirasemanadedezembro FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- #primeirasemanadejulho
- #primeirasemanadejunho
- #primeirasemanademaio
- #primeirasemanademaio LIBRAS
- #primeirasemanademarço/2018/1
- #primeirasemanadenovembro
- #PRIMEIRASEMANADENOVEMBRO/2018
- #primeirasemanadenovembro2017
- #primeirasemanadeoutubro
- #PRIMEIRASEMANADEOUTUBRO/2018; S.I.CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- #primeirasemanadeoutubro2017 EIXOVI
- #primeirasemanadesetembro
- #primeirasemanadesetembro2017-EIXO VI
- #primeirasemandedezembro2017
- #Projetopedagógicoemação
- #projetosdeaprendizagem
- #quartasemanadeabril
- #quartasemanadeagosto2017
- #quartasemanadejunho
- #quartasemanademaio
- #quartasemanademarço
- #quartasemanadenovembro
- #quartasemanadenovembro2017
- #quartasemanadeoutubro
- #quartasemanadeoutubro 2017
- #QUARTASEMANADEOUTUBRO/2018
- #quartasemanadesetembro
- #QUARTASEMANADESETEMBRO/2018
- #quartasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #RevisitandoPostagens
- #RevisitandoPostagens 5
- #RevisitandoPostagens1
- #S2#03a06/04#SEMINÁRIOINTEGRADOR#EIXOV#2017
- #segundasemanadeabril
- #segundasemanadedezembro
- #segundasemanadedezembro2017
- #segundasemanadejulho
- #segundasemanadejunho
- #segundasemanademaio
- #segundasemanademarço
- #segundasemanademarço 2018/1
- #segundasemanadenovembro
- #SEGUNDASEMANADENOVEMBRO/2018
- #segundasemanadenovembro2017
- #segundasemanadeoutubro
- #SEGUNDASEMANADEOUTUBRO/2018
- #segundasemanadeoutubro2017
- #SegundaSemanadeSetembro
- #segundasemanadesetembro: Institucionalização
- #SEGUNDASEMANADESETEMBRO/2018
- #segundasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #SI #EIXOIII
- #terceirasemanadeabril
- #terceirasemanadedezembro
- #terceirasemanadejulho
- #terceirasemanadejunho
- #terceirasemanademaio
- #terceirasemanademarço
- #terceirasemanadenovembro
- #terceirasemanadenovembro2017
- #terceirasemanadeoutubro
- #TERCEIRASEMANADEOUTUBRO/2018
- #terceirasemanadeoutubro2017 EIXO VI
- #terceirasemanadesetembro: PSICO 1
- #TERCEIRASEMANADESETEMBRO/2018
- #terceirasemanadesetembro2017 EIXOVI
- 10
- 2
- 2017 EIXOVI
- 3
- 4
- 6
- 7
- 8
- 9
- A Geografia nos espaços escolares
- APRENDIZAGENS
- C
- CERTEZAS (P.A.)
- CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
- CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
- Didática
- Didática e Planejamento
- DIDÁTICA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
- EIXO VI
- EJA
- ELETIVA 1
- Escola e Cultura
- Escolarização
- ESCOLARIZAÇÃO/ ESPAÇO/ TEMPO
- Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- História e sociedade
- HISTÓRIA NA ESCOLA
- INFÂNCIAS
- LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
- LIBRAS
- Linguagem e Educação
- Literatura
- Ludicidade
- LUDICIDADE #argumentoseevidências
- MARCAS DA VIDA
- Memórias
- MÚSICA NA ESCOLA
- obrigatoriedade
- Organização do Ensino Fundamental
- Organização e Gestão da Educação
- Prática pedagógica
- PROJETO AMORA
- Projeto Pedagógico em ação
- PSICO 1
- Psicologia da Vida Adulta
- Quem sou
- Questões Étnico-Raciais na Educação
- Qustões Étnico-Raciais na Educação
- REFLETINDO SOBRE AVALIAÇÃO
- refletindo sobre os processos criativos #PRIMEIRASEMANADESETEMBRO
- Reflexões
- Representação do Mundo pela Matemática
- Representação do Mundo pelas Ciências
- Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
- S.I
- S.I.
- S.I. EIXO IX
- S.I. EIXOVIII
- S.I.EIXO VII
- S.I.VI
- S1#27a30/03#PROJETOPEDAGOGICOEMAÇÃO#EIXOV#2017
- S3#10a13/04#PSICOLOGIADAVIDAADULTA#EIXOV#2017
- SEMINÁRIO INTEGRADOR
- Seminário Integrador Eixo V
- Seminário Integrador V
- Seminário Integrador VI
- SI2
terça-feira, 21 de julho de 2020
REVISITANDO POSTAGENS 2019/2018
POSTAGEM 05
ENDEREÇO: Marcadores: ELETIVA 1, LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE, refletindo sobre os processos criativos #PRIMEIRASEMANADESETEMBRO
DATA: 2018/2
REVISITANDO " REFLETINDO SOBRE OS PROCESSOS CRIATIVOS"
" O contexto sócio-histórico e cultural influencia muito no desenvolvimento dos processos criativos. Uma Educação emancipadora e multidisciplinar logicamente fornece os elementos necessários para que ocorra a criatividade, pois esta é um processo de construção individual mediado pelo meio que possibilite seu desenvolvimento. A criatividade, no meu entendimento sobre o texto da autora Maria de Fátima Morais, não é "uma herança genética" , pois a interação no meio escolar e social, resultam em fatores que possibilitam ou não o desenvolvimento dos processos criativos."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma educação emancipadora propicia aos alunos um desenvolvimento integral, oferecendo recursos para que desenvolvam sua criatividade e suas potencialidades. Essa interação está presente no meio onde é possível a interdisciplinaridade e metodologias ativas. Os jogos pedagógicos, os trabalhos em grupos e os recursos tecnológicos podem trazer aos ambientes escolares uma aprendizagem efetiva e emancipadora onde os alunos construirão sua autonomia e criatividade.Nesse sentido, quanto mais liberdade o aluno tiver para estudar e criar em sua sala de aula, melhor desenvolverá seus processos criativos tão necessários para a sua aprendizagem e para sua atuação no mundo. O mundo na atualidade, não é algo estanque, mas sim um movimento incessante de interações, onde o aluno ao atuar nesse mundo precisará ser proativo, criativo e dinâmico. Essas habilidades se desenvolvem naturalmente em um ambiente rico de possibilidades para o aluno, onde ele possa interagir, averiguar, questionar, explorar e criar. As escolas particulares tem essa oferta em abundância para os alunos, em seus vários ambientes de aprendizagem. Já a escola pública, parece estar parada no tempo e por isso devem seus professores buscar a inovação. Não a inovação teórica, mas a inovação prática, aquela que desassossega, que causa um momentâneo burburinho, tirando aquele silêncio ocioso da sala. Alunos enfileirados copiando em silêncio estão impedindo de iniciar seus processos criativos. Isso que os professores precisam refletir. Essa não é a verdadeira aprendizagem. Talvez uma sala de aula barulhenta e dinâmica pode estar mais perto da aprendizagem. Pesquisas e planos de ação, resultam em uma aprendizagem muito mais efetiva e verdadeira.
REFERÊNCIAS:
MORAIS, Maria de Fátima: Criatividade: conceito e desafios: Instituto de Educação, Universidade do Minho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário