Marcadores

terça-feira, 21 de julho de 2020

REVISITANDO POSTAGENS 2019/2018


POSTAGEM 05
ENDEREÇO: Marcadores: 
DATA: 2018/2


   REVISITANDO " REFLETINDO SOBRE OS PROCESSOS CRIATIVOS"


   " O contexto sócio-histórico e cultural influencia muito no desenvolvimento dos processos criativos. Uma Educação emancipadora e multidisciplinar logicamente fornece os elementos necessários para que ocorra a criatividade, pois esta é um processo de construção individual mediado pelo meio que possibilite seu desenvolvimento. A criatividade, no meu entendimento sobre o texto da autora Maria de Fátima Morais, não é "uma herança genética" , pois a interação no meio escolar e social, resultam em fatores que possibilitam  ou não o desenvolvimento dos processos criativos." 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Uma educação emancipadora propicia aos alunos um desenvolvimento integral, oferecendo recursos para que desenvolvam sua criatividade e suas potencialidades. Essa interação está presente no meio onde é possível a interdisciplinaridade e metodologias ativas. Os jogos pedagógicos, os trabalhos em grupos e os recursos tecnológicos podem trazer aos ambientes escolares uma aprendizagem efetiva e emancipadora onde os alunos construirão sua autonomia e criatividade.Nesse sentido, quanto mais liberdade o aluno tiver para estudar e criar em sua sala de aula, melhor desenvolverá seus processos criativos tão necessários para a sua aprendizagem e para sua atuação no mundo. O mundo na atualidade, não é algo estanque, mas sim um movimento incessante de interações, onde o aluno ao atuar nesse mundo precisará ser proativo, criativo e dinâmico. Essas habilidades se desenvolvem naturalmente em um ambiente rico de possibilidades para o aluno, onde ele possa interagir, averiguar, questionar, explorar e criar. As escolas particulares tem essa oferta em abundância para os alunos, em seus vários ambientes de aprendizagem. Já a escola pública, parece estar parada no tempo e por isso devem seus professores buscar a inovação. Não a inovação teórica, mas a inovação prática, aquela que desassossega, que causa um momentâneo burburinho, tirando aquele silêncio ocioso da sala. Alunos enfileirados copiando em silêncio estão impedindo de iniciar seus processos criativos. Isso que os professores precisam refletir. Essa não é a verdadeira aprendizagem. Talvez uma sala de aula barulhenta e dinâmica pode estar mais perto da aprendizagem. Pesquisas e planos de ação, resultam em uma aprendizagem muito mais efetiva e verdadeira.















REFERÊNCIAS:

MORAIS, Maria de Fátima: Criatividade: conceito e desafios: Instituto de Educação, Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário