Marcadores

terça-feira, 21 de julho de 2020

REVISITANDO POSTAGENS 2019/2018

POSTAGEM 04
ENDEREÇO: Marcadores: 
DATA: 2018/1

 REVISITANDO MINHAS REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO


    " Quando vemos na charge dos animais, ninguém é igual e todos tem suas diferenças e aptidões. Uns conseguem subir em árvores, outros sabem nadar, outros são ótimos corredores, então como poderão ser todos avaliados pelos mesmos critérios? "
     Durante o estágio pude comprovar na prática essa questão que me propus na postagem de 2018. Tive uma turma com três alunos de inclusão e com diferenças bem marvantes nas questões de aprendizagem. Cada um deles trazia suas diferenças, porém estavam inseridos em uma turma onde as avaliações eram feitas da maneira tradicional. Eu como professora tinha autonomia para planejar e avaliar como bem me aprouvesse e gostaria de avaliar por suas aptidões, utilizando critérios variados e instrumentos que realmente mostrassem uma aprendizagem. Dessa forma, com muito respeito pela aprendizagem de meus alunos, fui testando formas de interação com eles, fazendo trocas que os motivassem e propostas interessantes que chamassem a atenção deles, sem os expor a críticas e construindo com eles as estratégias de aprendizagem, permitindo que tivessem a liberdade de aprender em seu tempo e com os recursos que escolhessem. Os jogos pedagógicos foram uma das alternativas de avaliação pois nos momentos das interações em equipe todos podiam mostrar suas habilidades e serem avaliados através da cooperatividade, agilidade no raciocínio, atitudes e produções em equipe.  Nesse sentido aprimorando o que cada um sabe e valorizando o que cada um tem de melhor em suas competências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário