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terça-feira, 21 de julho de 2020

REVISITANDO POSTAGENS 2019/2018


POSTAGEM 03
ENDEREÇO: Marcadores: 
DATA: 2018/1


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    Analisando essa postagem onde eu refletia sobre o texto  “ O MENININHO” de Hellen Buckley, proposto pela interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, eu reafirmo meu olhar de respeito sobre a individualidade dessa criança que é meu aluno, sobre sua personalidade, sua bagagem, seus conhecimentos e principalmente sua maneira de aprender, pois não há uma receita de aluno, há individualidades e cada um aprende de acordo com seu desejo de aprender. Explico: Todos querem aprender e conhecer o mundo, as letras, as leituras, mas nem todos conseguem mergulhar nesse aprendizado da mesma forma. Suas diferenças não precisam ser sinônimos de fracasso como vemos muito em nossas escolas. Acredito que eu posso aceitar as diferenças entre meus alunos e na sua maneira de pensar e ver o mundo. Em meu estágio me propus a trabalhar com as tecnologias. Tinha para mim que todos os alunos gostavam das tecnologias digitais e que se sentiriam a vontade realizando atividades que envolvessem esses recursos, mas na verdade não foi bem assim. Cada aluno apresentava uma maneira de lidar com esses recursos. Muitos tinham até vergonha de aparecer em fotos e vídeos e cada um foi respeitado em sua aptidão, trabalhando na sala de aula de acordo com ela. Meu amor pela literatura, consegui passar aos meus alunos, fazendo-os ver a literatura através do cinema e das suas lindas histórias. Essa marca acho que consegui deixar neles. Refletimos sobre os variados textos, da forma como eles queriam, através dos vídeos propostos. Explorar suas potencialidades utilizando recursos de seu cotidiano, como os smartphones. A principal marca que procurei deixae foi a liberdade que cabe no aprendizado. Tive três alunos com diferentes especificidades em seus laudos, porém o rótulo pior foi o de que não sabiam escrever, eles não só aprenderam a escrever e a gostar de ler, como também prederam o medo de mostrar suas produções aos outros, pois publicaram seus textos em um blog. Isso, para mim, foi uma grande conquista, mas o que mais me fez refletir na educação é:  por que os alunos precisam viver de cópias em cadernos para que aconteça a aprendizagem? Seus registros escritos  foram todos no celular. Nessa sala de aula não tiveram rótulos.


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