Olá! Seja bem- vindo ao meu blog! Meu nome é Débora Terezinha. Sou aluna da UFRGS no curso de Pedagogia PEAD 2014 Trabalho na E.E.E.F. João XXIII no bairro Niterói, em Canoas, atuando com o 5º ano do ensino fundamental, no turno da manhã e com o 1º ano do ensino fundamental, no turno da tarde, em regime de 40 horas semanais.
Marcadores
- " Psicologia da Vida Adulta
- "ESCOLAS GAIOLAS""ESCOLAS ASAS"
- #agosto2016
- #argumentoseevidencias
- #argumentoseevidências
- #LITERATURA
- #Organização e Gestão da Educação
- #primeirapostagemde2016
- #primeirasemanadeabril
- #primeirasemanadedezembro
- #primeirasemanadedezembro FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- #primeirasemanadejulho
- #primeirasemanadejunho
- #primeirasemanademaio
- #primeirasemanademaio LIBRAS
- #primeirasemanademarço/2018/1
- #primeirasemanadenovembro
- #PRIMEIRASEMANADENOVEMBRO/2018
- #primeirasemanadenovembro2017
- #primeirasemanadeoutubro
- #PRIMEIRASEMANADEOUTUBRO/2018; S.I.CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- #primeirasemanadeoutubro2017 EIXOVI
- #primeirasemanadesetembro
- #primeirasemanadesetembro2017-EIXO VI
- #primeirasemandedezembro2017
- #Projetopedagógicoemação
- #projetosdeaprendizagem
- #quartasemanadeabril
- #quartasemanadeagosto2017
- #quartasemanadejunho
- #quartasemanademaio
- #quartasemanademarço
- #quartasemanadenovembro
- #quartasemanadenovembro2017
- #quartasemanadeoutubro
- #quartasemanadeoutubro 2017
- #QUARTASEMANADEOUTUBRO/2018
- #quartasemanadesetembro
- #QUARTASEMANADESETEMBRO/2018
- #quartasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #RevisitandoPostagens
- #RevisitandoPostagens 5
- #RevisitandoPostagens1
- #S2#03a06/04#SEMINÁRIOINTEGRADOR#EIXOV#2017
- #segundasemanadeabril
- #segundasemanadedezembro
- #segundasemanadedezembro2017
- #segundasemanadejulho
- #segundasemanadejunho
- #segundasemanademaio
- #segundasemanademarço
- #segundasemanademarço 2018/1
- #segundasemanadenovembro
- #SEGUNDASEMANADENOVEMBRO/2018
- #segundasemanadenovembro2017
- #segundasemanadeoutubro
- #SEGUNDASEMANADEOUTUBRO/2018
- #segundasemanadeoutubro2017
- #SegundaSemanadeSetembro
- #segundasemanadesetembro: Institucionalização
- #SEGUNDASEMANADESETEMBRO/2018
- #segundasemanadesetembro2017 EIXO VI
- #SI #EIXOIII
- #terceirasemanadeabril
- #terceirasemanadedezembro
- #terceirasemanadejulho
- #terceirasemanadejunho
- #terceirasemanademaio
- #terceirasemanademarço
- #terceirasemanadenovembro
- #terceirasemanadenovembro2017
- #terceirasemanadeoutubro
- #TERCEIRASEMANADEOUTUBRO/2018
- #terceirasemanadeoutubro2017 EIXO VI
- #terceirasemanadesetembro: PSICO 1
- #TERCEIRASEMANADESETEMBRO/2018
- #terceirasemanadesetembro2017 EIXOVI
- 10
- 2
- 2017 EIXOVI
- 3
- 4
- 6
- 7
- 8
- 9
- A Geografia nos espaços escolares
- APRENDIZAGENS
- C
- CERTEZAS (P.A.)
- CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
- CULTURA DIGITAL E MÍDIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II
- Didática
- Didática e Planejamento
- DIDÁTICA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
- Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
- EIXO VI
- EJA
- ELETIVA 1
- Escola e Cultura
- Escolarização
- ESCOLARIZAÇÃO/ ESPAÇO/ TEMPO
- Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
- História e sociedade
- HISTÓRIA NA ESCOLA
- INFÂNCIAS
- LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
- LIBRAS
- Linguagem e Educação
- Literatura
- Ludicidade
- LUDICIDADE #argumentoseevidências
- MARCAS DA VIDA
- Memórias
- MÚSICA NA ESCOLA
- obrigatoriedade
- Organização do Ensino Fundamental
- Organização e Gestão da Educação
- Prática pedagógica
- PROJETO AMORA
- Projeto Pedagógico em ação
- PSICO 1
- Psicologia da Vida Adulta
- Quem sou
- Questões Étnico-Raciais na Educação
- Qustões Étnico-Raciais na Educação
- REFLETINDO SOBRE AVALIAÇÃO
- refletindo sobre os processos criativos #PRIMEIRASEMANADESETEMBRO
- Reflexões
- Representação do Mundo pela Matemática
- Representação do Mundo pelas Ciências
- Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
- S.I
- S.I.
- S.I. EIXO IX
- S.I. EIXOVIII
- S.I.EIXO VII
- S.I.VI
- S1#27a30/03#PROJETOPEDAGOGICOEMAÇÃO#EIXOV#2017
- S3#10a13/04#PSICOLOGIADAVIDAADULTA#EIXOV#2017
- SEMINÁRIO INTEGRADOR
- Seminário Integrador Eixo V
- Seminário Integrador V
- Seminário Integrador VI
- SI2
sábado, 2 de dezembro de 2017
INCLUSÃO
SOBRE O LAUDO- MINHA POSTAGEM NO FÓRUM
Conforme a Nota Técnica 04/2014 de MEC/SECADI /DPEE, não é imprescindível o laudo, porém não se pode desconsiderar sua importância no atendimento aos alunos. Sempre achei importante que o aluno de inclusão tenha assegurado seu direito a ser promovido e beneficiado por lei. Esse aluno acompanhando sua turma, além de não passar pela situação de fracasso escolar, mesmo com todas as dificuldades que isso acarreta, tem respeitado seus vínculos e tudo que construiu com essa turma ao longo do período de convivência. Essa turma, muitas vezes o auxiliou a superar obstáculos e o auxiliou em suas dificuldades, ajudando-o a estabelecer limites e regras sociais. penso que esse aluno, não está em uma classe regular apenas para aprender a ler, escrever e contar, aprendendo de forma homogênea e linear com seus pares. Ele está ali para um aprendizado global, para crescer e ser desafiado a superar limites e o laudo assegura essa segurança aos alunos, que seja avaliado como um todo e não com instrumentos padronizados. O estabelecimento de rotinas, o respeito às normas e aos combinados de turma, por si já é um aprendizado. Os laços estabelecidos na turma também são um aprendizado. Por isso o laudo, para mim, é um documento importante que beneficia o aluno e que lhe assegura direitos, mas e aqueles tantos alunos que não tem um atendimento profissional e ficam repetindo etapas por anos a fio, até que se evadam da escola? Esses não tem laudo, mas todos os anos fazem parte de nossa realidade em classe. Em minha sala de aula todos os anos aportam alunos que desafiam e que terei de buscar estratégias diferenciadas a fim de lhes auxiliar a aprender. Na fala do professor Skliar, no vídeo, fica claro . falamos tanto em inclusão porque estamos longe de ser um espaço inclusivo, enquanto escola. Há uma imensa dificuldade em acolher o diferente e isso se reflete até mesmo em nossa fala, quando dizemos que esse aluno jamais irá acompanhar uma turma regular. Não acompanhará mesmo. Ele tem sua própria aprendizagem e cabe ao professor descobrir esse caminho, que não está pavimentado, nem pronto. Precisamos aprender que planejamento não tem régua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário