Marcadores

sábado, 2 de dezembro de 2017

INCLUSÃO



SOBRE O LAUDO- MINHA POSTAGEM NO FÓRUM
    Conforme a Nota Técnica 04/2014 de MEC/SECADI /DPEE, não é imprescindível o laudo, porém não se pode desconsiderar sua importância no atendimento aos alunos. Sempre achei importante que o aluno de inclusão tenha assegurado seu direito a ser promovido e beneficiado por lei. Esse aluno acompanhando sua turma, além de não passar pela situação de fracasso escolar, mesmo com todas as dificuldades que isso acarreta, tem respeitado seus vínculos e tudo que construiu com essa turma ao longo do período de convivência. Essa turma, muitas vezes o auxiliou a superar obstáculos e o auxiliou em suas dificuldades, ajudando-o a estabelecer limites e regras sociais. penso que esse aluno, não está em uma classe regular apenas para aprender a ler, escrever e contar, aprendendo de forma homogênea e linear com seus pares. Ele está ali para um aprendizado global, para crescer e ser desafiado a superar limites e o laudo assegura essa segurança aos alunos, que seja avaliado como um todo e não com instrumentos padronizados. O estabelecimento de rotinas, o respeito às normas e aos combinados de turma, por si já é um aprendizado. Os laços estabelecidos na turma também são um aprendizado. Por isso o laudo, para mim, é um documento importante que beneficia o aluno e que lhe assegura direitos, mas e aqueles tantos alunos que não tem um atendimento profissional e ficam repetindo etapas por anos a fio, até que se evadam da escola? Esses não tem laudo, mas todos os anos fazem parte de nossa realidade em classe. Em minha sala de aula todos os anos aportam alunos que desafiam e que terei de buscar estratégias diferenciadas a fim de lhes auxiliar a aprender. Na fala do professor Skliar, no vídeo, fica claro . falamos tanto em inclusão porque estamos longe de ser um espaço inclusivo, enquanto escola. Há uma imensa dificuldade em acolher o diferente e isso se reflete até mesmo em nossa fala, quando dizemos que esse aluno jamais irá acompanhar uma turma regular. Não acompanhará mesmo. Ele tem sua própria aprendizagem e cabe ao professor descobrir esse caminho, que não está pavimentado, nem pronto. Precisamos aprender que planejamento não tem régua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário