Marcadores

sábado, 2 de dezembro de 2017

SUJEITOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

QUEM SÃO OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS?

        As divisões, para fins de estudo, dos alunos que estudam em classes regulares, mas são atendidos pela Educação Especial, me proporcionaram ver mais claramente quem são esses estudantes, porque muitas vezes rotulamos a todos com um mesmo rótulo, sem discernir e distinguir cada especificidade. São divididos assim: 
        - sujeitos com deficiência
        - sujeitos com transtorno global do desenvolvimento ( TGD)
        - sujeitos com altas habilidades / superdotação
    Os alunos com deficiências podem se dividir em deficiência física, sensorial, intelectual e múltiplas
    A Interdisciplina traz uma importante questão para reflexão: Quem são esses sujeitos? Importante porque para incluir, precisamos conhecer o aluno e suas especificidades. Já tive a oportunidade de ter em minha turma de primeiro, há alguns anos atrás, um aluno com altas habilidades, que sabia ler aos cinco anos de idade, mas que foi considerado deficiente por uma professora no segundo e que o reprovou porque " não copiava". Por isso acho muito importante que os professores conheçam seus alunos, não rotulem e observem o cotidiano desse aluno, sua conduta na turma, sua interação com os colegas e que ele seja avaliado de forma global e individual, porém em todos os aspectos de sua aprendizagem.
    O vídeo da médica Izabel Maior nos faz compreender o quanto o diferente, pode ser considerado patológico em nossa sociedade. Será que as escolas e os professores estão preparados para acolher o diferente? Para , apesar das deficiências, proporcionar ao sujeito que as possui a oportunidade de se desenvolver de forma positiva e autônoma? são questionamentos para os quais o cotidiano escolar precisa encontrar as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário