Marcadores

sábado, 2 de dezembro de 2017

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

                                              EIXO VI  
                                              RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NA ESCOLA

    Nesse semestre estamos sendo convidados a repensar , em nossa prática, o que construímos dentro das relações étnicas e diversidade cultural em nossas salas de aula. Nós, professores da escola pública, nem sempre estamos preparados para lidar com as diversas dificuldades que surgem em nossas turmas, porém, penso que a mais difícil é a questão da diversidade étnica e cultural que se apresenta. Como lidar com os preconceitos? Como ajudar nosso aluno a conviver com as diferenças que surgem quando vivemos em uma sociedade com tanta diversidade de etnias, culturas, religiões, etc? São desafios para nós professores. Não estamos preparados para lidar com as questões de racismo e discriminação na sala de aula. Será que nossas posturas de intervenção nessas situações estão corretas? Analisar o racismo e a discriminação no dia a dia, não é suficiente se não propusermos maneiras eficazes de lidar com essa situação que sabemos ser real no convívio escolar. Nesse contexto nos foi proposto nesse semestre, relatar uma situação de discriminação, fazendo a partir dela um estudo de caso, realizando uma pesquisa sobre o assunto a partir dos relatos na turma. Interessante que muitas de nós professoras, segundo alguns relatos, também sofremos preconceitos.Situações, vivências e experiências de discriminação são uma realidade dolorosa em sociedade. Causam exclusão e sofrimento. Por esse motivo, a importância dos professores identificarem a discriminação e o racismo para que o nosso planejamento possa trabalhar essas questões.
    Somos um país de diversidades. De acordo com o texto da Wikipedia "Composição étnica do Brasil" A composição étnica e racial da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos, dos colonizadores portugueses e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul- americanos." Esse contexto, faz com que convivamos em uma diversidade étnica, social e cultural em nossas salas de aula.
ALGUNS CONCEITOS QUE CONSIDEREI IMPORTANTE TER CONHECIDO:
RAÇA:" é uma construção social utilizada para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas, dentre elas a cor, que são socialmente significativas. desse modo, a raça é um termo sociológico e não biológico. Em termos biológicos considera-se que há apenas uma raça humana. Um grupo étnico, por outro lado, corresponde a uma categoria de pessoas cujas marcas culturais percebidas são consideradas socialmente significativas. os grupos étnicos diferem entre si em termos de língua, religião, costumes, valores, ancestralidade, entre outras marcas culturais." 
Extraído de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tnica_do_Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário