"RITUAIS DA ESCOLA FUNCIONAM COMO UMA ORGANIZAÇÃO INTERNA PARA ESSE ALUNO"
O aluno com TGD, se beneficia muito com a inclusão em classe regular. Não podemos pensar que esse aluno, ao ser inserido na escola, não aprenderá matemática ou português como a sua turma. Para esse aluno é essencial um trabalho globalizado, desde o início. Com estratégias que o auxiliem e o preparem para a alfabetização, com todas as adequações que se possa fazer para auxiliar os alunos em sua aprendizagem, de forma lúdica e com recursos que o auxiliem a manter a atenção. Através da interação com o outro o aluno desenvolve habilidades sociais e cognitivas importantes para o seu desenvolvimento. A rotina, os combinados de turma e as regras escolares são um aprendizado para o aluno com TGD. Em minha turma de primeiro ano, tenho duas meninas com diagnóstico de autismo. Elas provocam mudanças em meu planejamento o tempo todo , pois nada pode ser determinado, mas tudo pode ser determinante para uma aprendizagem significativa. Muitas vezes, elas não aceitam o que planejei, porém, ofereço outras opções e logo posso ver, uma recortando ou pintando com tinta, demonstrando sua criatividade e a outra pegando os livros do Cantinho da Leitura, fingindo estar lendo para a turma e eu percebo o quanto cresceram nesse ano, o quanto interagem com a turma. E isso é aprendizagem. Expressão artística, oralidade e psicomotricidade estão sendo desenvolvidas ali, mesmo que eu tenha que mudar minhas estratégias e meu planejamento. A minha sala de aula se beneficia com as diferenças.
https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/view.php?id=1351078
POSTAGEM DO MOODLE REVISITADA EM: 03/12/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário